Estudo mostra que 13% moram com fumantes no Brasil

21 de junho de 2010

Estudo mostra que 13% moram com fumantes no Brasil














Fonte: por Agência Brasil
21/06/2010

12,8% das pessoas que não fumam convivem com ao menos um colega que fuma no local de trabalho

Brasília - A Vigilância de Fatores de Risco e Proporção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) avaliou, neste ano, pela primeira vez a situação do fumante passivo no Brasil. A pesquisa mostra que 13,3% dos brasileiros moram com pelo menos um pessoa que costuma fumar dentro de casa.

Além disso, 12,8% das pessoas que não fumam convivem com ao menos um colega que fuma no local de trabalho.

A convivência com fumantes passivos em casa é mais comum na faixa dos 18 aos 24 anos (19%). Já no ambiente de trabalho, a situação é verificada principalmente na faixa etária dos 25 aos 34 anos (15,8%) e dos 35 aos 44 anos (15,7%).

O Instituto Nacional do Câncer informa que pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Pessoas que não fumam, mas enfrentam essas condições, têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias da saúde.


É gente, podemos não perceber esse número, achar que é apenas estatística. Podemos até pensar: "Se o número é tão alto assim, por que ninguem perto de mim teve essas donças?"

É só para pra pensar numa coisa muito simples: "Quantas pessoas do seu convívio social não possuem plano de saúde?"

Quem sofre muito com esses problemas são pessoas de renda inferior e que dependem o SUS...

Não estou aqui para convencer ninguém a parar de fumar, ser aquele cara chato que já fumou e hoje critica quem fuma. Estou aqui para mostrar o lado bom da vida sem cigarro! Basta ter força de vontade!!


Abraço e vamo que vamo


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

5 comentários:

Rinaldo disse... [Responder comentário]

Olá Leonardo,

Pois é, números bem tristes, o jeito é continuar convidando este pessoal a nos acompanhar nas corridas.

Quando responderem "ah, não tenho fôlego", vamos sugerir largar o cigarro um dia e trotar no parque. Ganhamos mais um corredor, o mundo perde mais um fumante...

Bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/

Jeff disse... [Responder comentário]

Concordo com o Rinaldo e acrescento o seguinte, eu nunca fumei diretamente, meu pai fumou durante 30 anos e destes participei pelo menos de uns 15 anos. Quando criança eu tinha muita dificuldade de respirar, tinha crises alérgicas punks, ia no médico e a primeira coisa que perguntava era se tinha alguém que fumava na casa. Meu pai só parou depois de uma noite que ele passou muito mal e quase morreu, no dia seguinte ao episódio ele parou completamente de fumar, e faz 20 anos que parou de fumar.
Meu sogro está com câncer na laringe e posso dizer que está sofrendo muito e calado, pois ele sabe que foi por causa do cigarro e não foi por falta de aviso.
Enfim, só estou dando o que pensar em relação a isso, troque o cigarro por corridas, alcatrão por endorfina e nicotina por medalhas... o resultado da equação é : SAÚDE.

Bons Km disse... [Responder comentário]

Oi Léo, meu pai é fumante e quando o visito sinto que meus olhos ficar ardendo minha garganta arranha e a tosse é inevitavel, tudo na casa dele tem cheiro de cigarro e por mais que ele evite fumar perto da minha menininha eu sinto uma dor no coração toda vez que o visitamos por estar expondo ela a essas condições, infelizmente meu pai nao tem pretenção de parar de fumar e provavelmente nunca irá parar, uma pena pra todos nós que convivemos com ele e mais ainda pra ele...

=/
que bom que você conseguiu meu amigo...
Bons treinos
Ju

Rodrigo Xavier disse... [Responder comentário]

Bela reflexão Leo!

Espero que muitos tenham a mesma iniciativa que você teve de parar com o cigarro e praticar esporte.

Excelente Post.

Abraço

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

E aí Leonardo!! Felizmente vc e eu estamos foram desses números, eramos fumantes ativos! Opa, acho qure disse m. Agora somos passivo? Eu não sou não, você quem é!!
Cara, eu noto claramente que o numero de fumantes diminuiu muito...não se vê mais tanta gente com cigarro nas ruas, e em locais fechados...É isso aí, quem sabe um dia a indústria de tabaco não seja proibida..já foi pior, lembra? Tinham aquelas propagandas com pessoas lindas e saudáveis...

Abraço!!

Felipe de Souto

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas