Perdi minha resistência!

29 de novembro de 2010



Meu treino hoje foi no mesmo local onde domingo passado vários ultramaratonistas detonaram correndo varios km!

Nosso treino era fazer 8k num rítmo forte. Não gosto muito de correr naquela pista, alem de ser irregular, tem várias pedras, lama e dói o joelho pra caralh....mas blz, tá no inferno abraça o capeta.

Comecei correndo com meu parceiro Amaral (vamos deixar claro que eu não abracei ele e ele não é o capeta, rsss). No começo conversamos um pouco sobre o garmin, treinos para a meia do ano que vem, e mais algumas coisa, mas foi bem pouco, pois logo fiquei sem folego! Impressionante! Minha vontade era arrancar uma perna e jogar ela dentro da Lagoa, lá no meio dos patos!


Tentei me conformar e ficava repetindo o mantra "ele corre a mais tempo que eu, mantenha seu rítmo!" Assim comecei a diminuir a velocidade, tentei buscar oxigênio, corrigir passadas, economizar movimentos de braço, diminuir o tamanho entre um passo e outro...até reduzir o número de piscadas eu tentei para ver se sobrava energia, mas não resolveu muito...

Passou algum tempo um outro parceiro chegou, era o Ismael. Ele vem sempre incentivando, normalmente isso me ajuda muito, e acabo encontrando energias e correndo mais, mas hoje não foi assim, por mais que ele falasse para eu acreditar eu não conseguia. Dessa vez eu pensava em arrancar as duas pernas e jogar dentro da Lagoa!

Durante o treino lembrei de algo que li hoje, a Biografia do grande Fábio Namiuti, e um momento de muita sabedoria oriental, ele escreveu: "...Que treina muito e se dedica bastante na preparação para os grandes desafios, mas que não se vê obrigado a aumentar automaticamente as distâncias a cada vez que uma nova é alcançada. Que prefere dominar bem um estágio antes de alcançar o próximo, porque acha que isso é o mais sensato. Que até acredita que um dia vai chegar às ultramaratonas, mas não tem pressa nenhuma de fazê-lo, já que pretende seguir correndo a vida toda. Que não vai muito nessa de limites, porque acredita que, quem procura muito, acaba os encontrando. Que corre com prazer e responsabilidade, respeitando seu corpo, tendo em mente que tudo começou em busca de saúde e melhor qualidade de vida. Que sabe que se tiver que parar, para simplesmente, porque sempre vai haver a próxima oportunidade. E que, com isso, vem se mantendo há alguns anos em atividade, sem contusões mais sérias."

Tirei duas conclusões dessa grande lição. A primeira é que estou longe demais de uma meia maratona e quem dirá de uma ultra! Segunda, eu estava forçando muito além do que meu corpo permite, e isso não é nada bom! Quem procura acaba achando e eu tô fora!

A culpa dessa total falta de energia, perna, folego no treino é de ninguem mais ninguem menos do que a má alimentação!! Depois o almoço, minha próxima alimentação é o jantar, e antes do jantar tem treino. Como treinar sem se alimentar?? Como se alimentar antes do treino, sendo que saio do trabalho direto para o treino e as vezes até me troco no carro!

Quando o relógio marca 18h00 já começa a correria, então eu preciso urgente cuidar desse pequeno detalhe, a alimentação!

Lição de casa: Comprar frutas, nos dias de treino, para comer antes de começar a correr!

Quem tiver dicas, por favor, deixe um comentário quem será muito bem vinda!!!

Abraço, boa semana, bons treinos e vamo que vamo!!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

9 comentários:

marli disse... [Responder comentário]

_/\_ Namastê
Que sua terça seja cheia de boas energias e de surpresas agradávies...
Obrigada por ter passado no meu humilde blog e deixado um recadinho.
Bons treinos
Boas energias
Simbora...
www.marlipalugan.blogspot.com
@marlipalugan

Dani disse... [Responder comentário]

Oi Leo,

Talvez se vc usar um suplemento de carboidrato pode ajudar e eu acho melhor e mais prático que fruta.

Bjos,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Valeu pela citação, meu amigo Leonardo. A evolução é natural e gradativa. A gente não precisa ter pressa, mas também não deve se acomodar. Um pouco de ousadia também faz parte, uma "boa loucura" de vez em quando é bem-vinda. O importante é saber que não existe receita de bolo. Cada um deve ter o bom senso (ou até a orientação profissional, quando possível) para saber que caminho seguir.

Cara, treino em jejum não rende mesmo! Fruta vai muito bem, mas umas daquelas barrinhas também quebram bem o galho, quando preciso. Mais para frente, quando os treinos começarem a ficar maiores e mais puxados, vale a pena se informar inclusive sobre suplementos.

Abraço e bons treinos!

Fábio

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Eu acho que você abraçou o Amaral sim...está escrito lá "meu parceiro".rsrs Cara, eu não curto muito correr de barriga vazia, mas notei uma lijeira melhora quando parei de comer com a pança cheia...nada mais óbvio, o corpo não precisa 'disputar' energia para digerir 4 pães e ainda correr...agora eu procuro comer só alguma coisa para enrolar. Ontem, por exemplo, comi uma goiaba e um pedaço de nega maluca...Um copo de nescal tbm rola...mas como você sai do trabalho direto, acho que as barras de cereal podem ser mais fáceis...Mas se for treino longo aí complica...creio que o tanque deva estar cheio...aí rola tudo, pão, fruta, iogurte, bolacha...

Forte abraço!

Felipe de Souto

Jorge Cerqueira disse... [Responder comentário]

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Léo que negócio é esse de vc dizer que nao consegue, cara enquanto vc ficar pensando negativo o seu cérebro não vai captar, mesmo que seja dificil os treinos ou outros obstaculos acredite cara vc tem potencial, vc disse que é ex-fumante eu conheço 2 corredores que ainda corre e ainda é fumante e olha que os cara corre pacas e um deles é Ultramaratonista, com certeza é claro que vc nao vai correr do dia para noite uma ultra, mas com certeza vc consegue sim, basta determinar e ir galgando km por km,,, muito legal essa foto da lagoa do taquaral vcs ae estao de parabéns, só quem nao pratica esporte ae quem não quer.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Leo sou muito suspeita para falar por que sou bem medrosa e no que diz respeito as corridas sou super cautelosa, também pelo fato de ver inúmeras pessoas sendo imprudentes.
Mas acredito que se eu conseguir chegar as corridas de 10km vc também chegará lá, em treinos já fiz até 14,14km. Mas comecei colecionando corridas de 5km e até hoje corro 5km, pois sou estreante em corridas de 10, sendo assim só quando for o jeito.

Abraços e treina com calma que chega lá, aos poucos você irá conquistar longas distâncias, pense que pode. Eu também fiquei super apreensiva para conseguir os 10, mas cheguei...Garra que sei que você chega lá!!!

Lucina Ratinho disse... [Responder comentário]

Olá, Leonardo ! Amei você.....um menino muito lindo e carismático....suas fotos ficaram dezzzzzzz. Ri muito com este seu comentário,é isso aí, temos que levar sempre a vida na brincadeira,e com muitas responsabilidades é claro.Pessoas alegres como nós nunca ficam doentes rsrs.Já vou te avisando hemmm, quando quiser participar da sua 1ª ultramaratona,vou te dar um conselho,se puder começe pela Ultra FN RJ que é a melhor de todas que conheço. Nesta Ultra você vai se sentir muito seguro em todos os sentidos.Obrigada pelas fotos que você tirou minha,adorei, desta vez não fui com camêra porque estava sendo monitorada as 24 horas pela TV Record,rsrsrs e agora estou roubando dos amigos todas as fotos que eles postaram minhas rsrsrs.Beijão muito grandão pra você,você é uma gracinha rsrsrs

Amaral disse... [Responder comentário]

Hehehehehehe.
Grande Leo...
Esta de abraçar o capeta e sair correndo com o seu parceiro realmente ficou estranho.
By the way... Taí um problema que sempre me perseguiu: Alimentação.
Mesmo não correndo, eu não consigo ficar mais de 3 horas sem comer algo. Perco até o humor. Imagine correr de barriga vazia....
Graças à Deus eu consigo passar em casa e fazer um lanchinho antes do nosso treino. Tomo um copão de leite gelado (que pra muitos é um erro fazer antes de treino/prova) e como um pão. Para mim é energia pura.
Leo, você precisa achar o que lhe cai legal no estômago e se alimentar antes de um treino. Não precisa se empanturrar, pois provavelmente irá prejudicar. Faça testes com frutas, barras, Ades de 200 ml, um lanchinho de queijo, etc. Até achar o que for melhor.
E terminando, lembre-se: A sua perfomance está diretamente relacionada com o tripé: treino / alimentação / descanso.
Abração
Amaral

Avicor disse... [Responder comentário]

Grande Leonardo eu tenho quase certeza que vc "quebrou" ., experimenta iniciar os treinamentos bem tranquilo tipo um trotezinho depois vai aumentando gradativamente !!!
Valeu parabéns pelo empenho !!!

Romildo freitas

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas