Correr, é só colocar um pé na frente do outro?

13 de janeiro de 2011



Estou lendo o livro "50 maratonas em 50 dias" do Dean Karnazes que recomendo pra todo mundo!!!

O livro conta detalhes de 50 maratonas realizadas diáriamente, enfrentadas por Dean, e entre as historias tem sempre algumas dicas, que por sinal são muito valiosas!!

Em uma dessas dicas, Dean fala a respeito das passadas.
Correr não é apenas colocar um pé na frente do outro, claro que dessa maneira voce sai do lugar, coloca o corpo em movimento, mas se fizer de maneira errada voce acaba sobrecarregando os joelhos podendo sofrer uma lesão.

O trecho do livro em que ele fala sobre as passadas é bem curto, mas não reproduzirei aqui, prefiro que você leia o livro!! (Eu não sou do governo, mas também incentivo a leitura! rsss)
Eu sempre reparo na maneira que outras pessoas correm e cada um tem seu jeito.

Tipos mais comuns:

1 - Tronco ereto, peito estufado, braços travados a 90 graus.
2 - Tronco levemente inclinado para frente, braços mais soltos.
3 - Tronco solto e braços mais soltos ainda, quase atingindo outras pessoas. (Parece até um bonecão de posto, só que correndo! rsss)

É claro que cada movimento do corpo, da cintura pra cima, acaba influenciando no seu desempenho durante a corrida, mas o máximo que pode acontecer, é cansar mais rápido. Já com as passadas é diferente, você pode se lesionar!

Eu costumo correr com o seguinte movimento dos pés:

Minha passada é amortecida extremamente com o calcanhar, passando pela planta e terminando na ponta do pé, onde acontece a impulsão. Olhando algumas fotos, chega a ser engraçado, parece até que eu estou caminhando! Com esse tipo de passada, fica mais dificil manter o corpo levemente inclinado para frente, pois é gravitacionalmente(uia!) impossível voce manter essa posição durante a corrida.

Imagina só alguem tentando inclinar o corpo à frente e ao mesmo tempo pisar com os calcanhares, será no mínimo engraçado.

Na hora você vai achar estranho o jeito que a pessoa está correndo e não vai entender o que deixa aquela pessoa estranha. Então pode "botar reparo", a pessoa está parecendo um "S" da Sadia, torcendo o corpo. Na maioria das vezes, isso acontece, pois ela está tentando seguir dicas "picadas", que encontramos na internet.

Alguns sites simplesmente dizem para voce correr com o corpo um pouco inclinado, até aí beleza, mas o que fazer com as passadas para facilitar essa inclinação????

Essa resposta eu encontrei no livro 50 maratonas em 50 dias, e ontem coloquei em prática no meu treino.

A passada correta dar-se-à (eu to muito fluente no portugues, fico até impressionado, rsss) seguinte maneira:

O amortecimento do corpo, para não sobrecarregar os joelhos nem o quadril, tem que começar na planta do pé e terminar com a impulsão nas pontas dos dedos.

Fique tranquilo que você não vai martelar o chão, correndo como se estivesse com pés de patos. rsss

Na teoria fica difícil visualizar, mas na prática tudo vai tranquilamente. Só é preciso achar seu ponto de equilíbrio nesse tipo de passada e foi o que fiz no treino de ontem. No começo eu devia estar correndo como quem corre apertado para chegar no banheiro, rssss, mas depois, com alguns ajustes aqui e outros ali, percebi que ao mudar o amortecimento de "extremo calcanhar" para a planta do pé, naturalmente meu corpo se inclinava para a frente e meu pace diminuia.

Fiquei muito satisfeito com o resultado, mas notei que essa mudança de passada estava me cansando um pouco, mas isso é normal, pois comecei a trabalhar outras partes que o corpo não esrtava acostumado. Mantive um pace tranquilo e a cada passada analisava o que estava errado, a maneira que sentia mais confortavel correndo.

O "milagre" do pace mais rápido nada mais era do que a força da gravidade me ajudando. Foi só transferir meu centro de gravidade à frente, inclinando o corpo, que meu rítimo aumentou!!! E isso é pura física!!

Terminei o treino muito satisfeito, mas sabendo que ainda tenho que colocar isso em prática por várias vezes até meu corpo aprender o movimento e fazer sózinho! Bom mesmo seria se nosso corpo aceitasse as mudança rapidamente!

Essa é uma dica de um livro, que funcionou para mim e acredito que pode funcionar para outras pessoas também!!

Próximo Treino:

Sexta-feira, se tudo der certo e essa chuva parar um pouco, vou para Riviera de São Lourenço!
Infelizmente não haverá prova por lá nesse final de semana, apenas no dia 23/01/11, mas não tem problema, com prova ou sem prova, com certeza vou correr e treinar mais essa nova passada!!

Mudança de planos! Devido a grande quantidade de chuvas e o risco que ela vem trazendo, resolvemos ficar em Campinas City esse final de semana, então o treino será no Taquaral...se São Pedro deixar!
Deixo aqui duas dicas: Leia o Livro "50 maratonas em 50 dias" e aplique essa técnica do post nos seus treinos!
 
Bom final de semana, bons treinos e vamo que vamo!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

5 comentários:

Dani disse... [Responder comentário]

Oi Léo,

Sabe que estou a procura desse livro e não estou achando. Já fui em 3 livrarias e nada. Essa semana vou em outra que acho que lá encontro. Obrigada pela dica e me motivou mais ainda a ler.

Bjos e boas passadas,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Grande Léo! Agora eu começo a compreender porque eu sempre fui péssimo em física no colégio...porra, para eu mudar minha passada eu preciso rever conceitos de física! Ahh não...e me diz uma coisa, você é igual ao Pelé, que tem o Pelé e o Edson? Tinha outro você analisando a passada cara! Você já escreveu aqui sobre essas paradas e eu tentei fazer e aconteceu a mesma coisa, senti-me (puts) cansado depois do treino e preferi correr igual a uma gazela...Aproveito para dizer que não comentarei mais neste Blog, o ‘dar-se-á’ foi muito para mim, não tenho qualificação lingüística para ser um comentador de blogs...
Até um dia! Rsrsrsrs
Abraço cara!!

Felipe de Souto

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

kkkkkkkkkkkkkkkk

Felipe,

Eu tinha certeza que voce seria o primeiro a comentar do "dar-se-a". parece que eu já estava vendo seu comentário quando eu escrevi!!!

Tenta treinar mais algumas vezes com essas passadas, no começo vai ser osso, mas depois piora um pouco! rsss

abraços

Leonardo Nista

Enfermaria Insana disse... [Responder comentário]

poxa, seus textos estão cada vez melhores, como diria minha mãe: "dá até gosto de ler". Na verdade, ler e mer muito é o que nos faz escrever mais e melhor.
Parabéns mais uma vez pelo blog e por se superar a cada novo treino e a cada corrida.

Enfermaria Insana disse... [Responder comentário]

poxa, seus textos estão cada vez melhores, como diria minha mãe: "dá até gosto de ler". Na verdade, ler e mer muito é o que nos faz escrever mais e melhor.
Parabéns mais uma vez pelo blog e por se superar a cada novo treino e a cada corrida.

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas