Primeiro Longão - Treino para Meia Maratona de São Paulo

3 de fevereiro de 2011

Fala pessoas do mundo corrístico!!!
Não, eu não fui abduzido!! rsss

Essas últimas semanas foram as mais curtas que já tive em muitos anos. Fora todos os treinos que fiz, e sem contar os mesmos, essas semanas que passaram foram uma correria só!!!

Tudo para conseguir conquistar algo muito importante, mas que ainda não será revelado (música de suspense....)
Só posso adiantar que deu tudo certo e que não vejo a hora de acontecer!!

Vamos falar de treinos e maratona - ops - Meia Maratona!

Venho treinando forte desde o dia 17/01, data do meu último post, para completar e fazer bonito na minha estréia de Meio Maratonista em Abril/11.

Dentre os treinos que venho fazendo, um deles merece destaque...Meu Primeiro Longão, que realizei no sábado dia 22/01. Acordei inspirado nesse dia e resolvi que iria realizar o método CQC (Custe o Que Custar) para fazer meu primeiro longao.

As únicas "regras" do longão era respeitar a frequencia cardiaca, deixando entre 75% e 85% da máxima, tomar um gel aos 45' e ir o mais longe possível.

Nesse dia o astro rei resolveu cooperar e sair um pouco mais tarde o que me ajudou muito nesse primeiro tipo de treino.

Os 45' passaram muito rápido e logo o relógio apitou me lembrando de tomar o Gel, muito recomendado por muitos corredores/blogueiros em seus posts(só esqueceram de avisar que é ruim demais para engolir! rss). Alguns goles de água ajudaram a descer esse gel e voltei a correr.

Como o objetivo do treino era manter a FC entre 75% e 85%, nas maioria das subidas eu reduzia a velocidade, economizando energia para concluir o desafio.

Os primeiros 10k só chegaram quando o cronometro marcava 01:13:19, uma marca muito acima do que eu costumo fazer, mas muito valiosa, pois ainda tinha vários KM pela frente. O mais dificil nesse treino é conseguir correr numa velocidade baixa sabendo que se pode ir muito mais rápido, mas como tudo acima dos 10k seria novidade, eu tinha que economizar muita energia.

Minha primeira São Silvestre, ou pelo menos a distancia da mesma (15k), chegou exatos 38' após completar os 10k, nesse momento eu já estava rindo a toa! Afinal, nunca na história desse corredor, como diz o Shigueo, essa marca havia sido atingida!!!

1k depois eu já estava novamente nos próximos 45', quando deveria tomar mais um gel, mas preferi tomar um Sport Drink que comprei durante o percurso....continuei correndo e pensando como deve ter sido legal a São Silvestre de 2010, lógico que não pela organização(ou falta dela), mas por poder correr ao lado de várias pessoas que só conheço pelo blog e também ao lado de alguns personagens da TV!!! - Esse ano não vou perder!

Mas 15K ainda não era o que eu tinha imaginado, queria pelo menos mais uns 3k para completar 18k. Mesmo com o Sol batendo forte na cabeça, as pernas já judiadas pelo primeiro longão, eu fui colocando pé na frente de pé até fechar esse primeiro desafio, e o mais importante, com os batimentos dentro do planejado, com um tempo de 02:15:17 e com um sorriso de orelha a orelha!

Depois desse treino vieram vários outros de força, velocidade, rodagem.....e o que tenho a dizer é que faz uma PUTA diferença na performance depois de um longão.

Pretendo fazer mais um nesse final de semana e diminuir mais o tempo entre eles, que nesse caso foi de duas semanas.

Aproveito para compartilhar uma notícia que saiu no Jornal Correio Popular de Campinas, um dos principais veículos de comunicação da Região Metropolitana de Campinas(RMC).

Essa notícia é sobre o Grupo de Corrida da DPaschoal(com treinos da assessoria Clube da Corrida), que criei no começo de 2010 quando ainda trabalhava nessa empresa e estava largando o cigarro para começar a correr! Fico muito contente e orgulhoso em saber que o Grupo continua firme e forte, quase completando um ano e cada vez maior!!!

Mesmo em outra empresa eu continuo torcendo pelo sucesso desse Grupo e que cada vez mais ex-sedentários venham fazer parte do mundo corrístico!!!



Na foto acima aparece uma parte do Grupo da DPaschoal e dentre as pessoas estamos Eu e a Cá!

Bora treinar para a primeira prova do ano galera!!!

Corrida da Lua
Dia 27/02
Lagoa do Taquaral
6k ou 10k

Vamo que vamo!!!

Leonardo Nista


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

6 comentários:

Vamos Correndo disse... [Responder comentário]

É isso aí cara! Eu te confesso que os treinos que mais gosto são os longões. Agora estamos fazendo sempre em turma, cada domingo num percurso diferente nos domingos final de tarde. Como sou bem lento, me enquadrl bem dentro do perfil destes treinos...rs
Só não aumenta muito a distância entre um e outro que senão acaba extrapolando sem o corpo estar devidadente preparado heim? Nos vemos na meia da Corpore então! Abs

E disse... [Responder comentário]

oi, leo!!!

começou bem o ano!
parabéns pelo longão! é tão bom quebrar uma barreira, ir além do que imaginávamos ser capazes de fazer!

parabéns também pela sucesso da equipe, que continua firme nos treinos!

bjs
http://elismc.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Grande Leonardo! Cara, que bom que você não foi abduzido!!! Lá com os E.T.s, passando por procedimentos invasivos diversos, provavelmente não daria pra você fazer essa preparação para a meia maratona, hehehe...

Parabéns pela dedicação aos treinos e pelo longão CQC! Siga firme, rumo ao seu objetivo. A torcida é grande, assim como a convicção de que você vai ter todo sucesso nele. Que venham muitos outros treinos, sempre tão bacanas e produtivos como esse primeiro foi.

Abração!

Fábio
http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Thiago Melo disse... [Responder comentário]

Grande Leo,
Ano passado decidi me inscrever na meia do Rj e como vc fui fazer um longão num bosque aqui perto de casa. Já tava chegando no km 15 e quase parando, eis que cruzo com o ultramaratonista Márcio Villar e ele me chama para correr com ele...me pergunta meu objetivo e falo que estou inscrito na meia, depois disso ele me arrastou até eu completar 18 km e disse que com essa marca eu estava pronto para completar a meia...dito e feito...completei...então te digo que vc já está pronto também...Boa Sorte!!!
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

Bons Km disse... [Responder comentário]

Oi Léo, que bom que você está treinando bem e quebrando barreiras com a corrida. eu sei que você vai completar tua primeira meia de maneira incrível...
Tu merece só coisas boas, e mesmo estando longe tu sabe que eu to torcendo por ti..
Bora treinar pros 21K
Bjinhos
Ju

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Porra, fiquei curioso com o trubisco que você não revelou...seu puto, sou curioso!! Bom, quanto a Meia Maratona, a galera vai geral nessa prova, bela oportunidade de encontrar a galera sangue bom! E você vai pra sub 2 horas? Estou devagar, quase parando...

Felipe

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas