Simulado de Corrida – Unicamp Fev/11

6 de fevereiro de 2011

Clube da Corrida e Convidados
Mais um domingo de treino, só que desta vez o Clube proporcionou algo novo, local diferente e aberto para convidados. O local é conhecido de alguns que participaram da I Volta da Unicamp, só que dessa vez apenas nossa assessoria e convidados participaram. Sem medalhas ou chip, a diversão foi a mesma!!!
Nos encontramos em frente ao Ginásio da Unicamp as 8h20, praticamente caímos da cama, e quando chegamos por lá, apenas mais outros dois malucos tinham aparecido. Nessa hora ouvi poucas palavras da Cá, algo como: “Dá próxima vez, eu comando o despertador!!” leia-se, “Falei que não precisava acordar tão cedo”, rsss
Tá certo, dá próxima vez vamos pelo horário dela! Aos poucos o pessoal foi chegando, e junto com eles um grande amigo que já nada bastante e agora está treinando um pouco de passadas.
Cá e Douglas Camila e Douglas antes da largada
Todo mundo atento para receber as instruções sobre o percurso…
 Clube da Corrida Clube da Corrida Halim passando instruçõesClube da Corrida Cá muito atenta nas instruções Halim e Clube da Corrida
Depois de receber todos os avisos sobre o percurso, alongamento e aquecimento, era hora de começar a colocar pé à frente de pé!
Casal preparado
Como as ruas da Unicamp não puderam ser interditadas e por motivo de segurança, todos os corredores foram instruídos a correr dois a dois, e para facilitar mais ainda, o Halim deu sugestão de quem poderia correr com quem, sempre levando em conta o pace de cada um para que todos tivessem cia durante a prova. Durante a primeira volta, algo perto de 5.47k, eu e o Douglas corremos lado a lado, conversando um pouco, tomando fôlego para as subidas e fomos num pace médio de 5’32”.
Carro de Apoio - Halim Durante a primeira volta do percurso, carros de apoio nos informavam o caminho correto.
Estava muito quente, a impressão que eu tenho, é que a Unicamp fica apenas uns 100 metros do Sol, ou então que o buraco da camada de ozônio está bem acima das nossas cabeças, pois o calor é insuportável!!! A hidratação tem que ser interna e externa, de tão quente!
Meu objetivo era completar as duas voltas do percurso, mas quando nos aproximamos do ponto de encontro, onde havia frutas, massagem, sombra e agua fresca eu decidi não arriscar e ficar apenas na primeira volta. O Douglas logo teve que ir embora pois ainda tinha outro compromisso, e então, acho que aquele Sol forte afetou minha cabeça…decidi dar mais uma volta (já estava ali, não ía fazer nada mesmo, então…vamo nessa!)
Altimetria Altimetria das duas voltas do percurso
Assim que saí do bolsão onde estava armada nossa tenda, encontro com a Cá, ela estava completando sua primeira e unica volta perto de 38’ junto com uma mulher que tinha o mesmo pace. Já no carro, a Cá me contou que caminhou apenas uma subida e que o restanto do percurso fez inteiro correndo sem sentir dor alguma e que isso tinha deixado ela mais confiante(Ela acaba de voltar de uma lesão que a deixouparada 4 meses). Parabens Cá!!!!!
Na minha segunda volta reduzi drasticamente meu pace, não querendo nem ver o quanto. Como estava sózinho, não tinha problema, era sentir o corpo e acelerar quando estava tranquilo e reduzir para não acabar as energias. Por um momento eu me perdi, não lembrava em qual rua virar para seguir na direção certa – quem conehce a Unicamp sabe que as ruas são iguais, rss – e então lembrei da função mapa do Garmin, ativei e fui seguindo como se fosse um carro, faltou apenas “A 100 me-tros vi-re a di-rei-ta” rssss
Essa função me ajudou muito até a metade do caminho, quando as ruas começaram a cruzar no mapa e então pulei 1k, mas tudo bem, não via a hora de terminar aquele trajeto! rsss
O total do percurso foi de 10,81K em 01h05’49”, ficou faltando apenas 1,190k, mas isso é por causa daquele erro mencionado acima, rsss
Em resumo gostei muito do treino diferente, sair um pouco do Taquaral, correr por locais diferentes. Acho que isso deveria acontecer mais vezes, pois correr apenas nas calçadas da Lagoa do Taquaral acaba condicionando o corpo nas mesmas subidas e descidas. Quando a prova é no Taquaral, conhecemos todos macetes, onde acelerar, onde tirar o pé, mas quando é um local diferente, aí o bixo pega!
Pretendo começar os longões com o pessoal #penalama, @tchelofernandes, @ivonefalcirolli e @leoamorimtw. Alguns deles já são conhecidos do blog, são parte da Equipe Tartarugas Ninja da Integração!
Valeu Galera, boa semana, bons treinos e vamo que vamo!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

7 comentários:

marli disse... [Responder comentário]

OLá Leonardo, bom início de semana, Parabéns pelo Treino, e muito legal correr entre amigos...
Bons treinos,
Boas energias,
Simbora
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

E aí cara!! Que treino massa! Galera legal, animada! Parabéns pelo treino. Mas e o segredo do Post anterior?? O que era??
Não entendi o lande da hidratação interna e externa...eu bebo água normal, é interna ou externa??
Valeu cara!

Felipe

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Fala Felipão!!!
Blz cara??!!

O segredo ainda não pode ser revelado, mas logo eu vou falar!!

Hidratação externa é pegar um copo inteiro de água gelada e jogar na cara, na cabeça, nas costas.

O Sol estava muito forte, praticamente impossível correr naquelas condições.

E aí, como estão os preparativos para a Meia(e não estou falando daquela de colocar no pé!)

Abraço!

Leonardo Nista

Anônimo disse... [Responder comentário]

Legalzão o treino!

Parabéns. Assim fica bem mais interessante fazer longões, né?

O negócio é encontrar mais cedo pra sofrer menos com o calor.

Abs,
Shigueo

Unknown disse... [Responder comentário]

Beleza de treino, Leonardo! Parabéns por ele. Fez muito bem de dar essa variada no cenário. Isso é importante tanto no aspecto físico (pelos motivos que você bem mencionou) quanto no psicológico. Tem conseguido bons ritmos, hein? Tô botando muita fé numa grande estreia sua nos 21k. Siga firme!

Abraço!

Fábio

Unknown disse... [Responder comentário]

Caro, Leo,

Que blog bacana! Parabéns, agradável de ler, sobretudo pelos seus textos.

Dei uma passada de olhos nos posts mais antigos e notei que vc tem uma característica muito importante num corredor, a obstinação.

Os grandes corredores, específicamente os recorditas, possuem muita força mental, daí a resposta deles terem na maioria das vezes mais de 30 anos de idade. Essa força vem com a experiência, maturidade. Vc tem muita gana e está focado no objetivo, é só seguir com o seu plano, se orientando, que vc chega lá.

Falando do treino na Unicamp; realmente, estava muito difícil de correr, mas é assim, mesmo nas condições mais adversas, se vc está preparado e tem uma boa dose de prudência, é possível prosseguir com o treinamento.

Eu gostei de correr lá, principalmente pelo percurso confuso. É um exercício muito bom esse, correr e se focar no percurso, exige força psicológica. É muito comum em corridas longas de revezamento, tipo Volta à Ilha, onde vc não tem placas de medição - hoje temos os GPS's - referências e inexperiência no local.

É isso, voltarei mais vezes.

Abraços e vamo que vamo!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Felipe Kawa

Grande Felipe!

Muito obrigado por sua visita e pelas palavras!

É muito bom ouvir tudo isso de alguem que vem se superando a cada treino, não é a toa que recebeu o troféu "Atleta do Ano" do CMC Clube da Corrida, alias, meus parabens novamente!

Se voce pegar um dia para fazer a leitura no blog, vai notar que muitos e-mail que trocamos geraram alguns posts por aqui, com algumas dicas.

Uma que estou devendo um post, é aquela dica que você me passou sobre o VO2!!

Sobre o longão, está tudo confirmado para sábado!!

Abraços e vamo que vamo!

Leonardo Nista

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas