Do cigarro às corridas de rua!! Um ano sem fumar!!!

22 de fevereiro de 2011

Ajude a melhorar o blog respondendo a enquete do lado direito! É rápido!

Dia 21/02/11 completei 1 ano sem fumar!!!
Parece pouco, né?

Então vamos dizer que são 365 dias, ou 8.760 horas, ou então 525.600 minutos sem cigarro!! (ueeeeebaaaaa!)

Me lembro do dia 21/02/10 (domingo), como se fosse ontem!
O dia que resolvi que iria parar de fumar e começar a correr definitivamente! Alguns dias antes aconteceu o aniversário da minha cunhada, muita carne, cerveja, muita gente convidada e fumaça de cigarro para todo lado. Fui firme e forte, quase tive uma recaída nesse dia, mas lutei e venci!

O que me fez para de fumar

Uma idéia fixa na cabeça, tentar retomar a mesma saúde que eu tinha antes de virar um sedentário/fumante, conseguir dar uma volta na lagoa do Taquaral (5k) e terminar vivo! Não importando tempo de conclusão ou qualquer outra coisa. Só isso já seria 500 vezes mais a distancia que eu conseguia correr naquele momento, pois se eu tentasse correr mais de 10 metros, sem descansar, seria necessário um desfribilador para me reanimar!!

Meta dada é meta batida!

Os primeiros passos para a corrida já eram ensaiados alguns meses antes, em 2009. Quando eu e minha namorada começamos a caminhar no Taquaral, mas nessa época eu ainda fumava, bem menos, mas fumava. Na primeira vez completamos a volta algo perto de 59 minutos. Gostamos e passamos a caminhar dia sim, dia não. Aos poucos esse tempo baixava cada vez mais, caindo para 53 minutos, depois 51 minutos até chegar a incrível marca de 49 minutos!! Para nós era uma sensação de vitória!!

Evitando ambientes com cigarro

Nada disso! Eu tinha que enfrentar a vontade de fumar, me esconder não adiantaria nada! Por isso continuei frequentando os mesmos lugares de antes: bares, churrasco, reuniões na casa de amigos. Todos esses lugares tinha cigarro, havia coisas que lembravam o cigarro e era disso que eu precisava! Um desafio para mostrar que eu era capaz de vencer e não fugir!

As piores fases era quando tomava cerveja e ainda era um "ex-fumante recente". Para quem nunca fumou, cerveja é um imã para cigarro, algumas pessoas dizem que café também é, mas para mim sempre foi a cerveja! Por gostar de cerveja, moderadamente, e o objetivo era parar de fumar, então ataquei apenas o objetivo! Afinal, comemorar com copo d´água não dá, né!?!? rsss

Principais marcas que consegui nos últimos 365 dias

► 11/04/10 - Minha primeira prova de 5k com tempo de 31'39"
► 01/07/10 - Meus primeiros 10k em 1h09m
► 19/07/10 - 2ª Etapa Série Delta - 5K
► 07/09/10 - 2ª Etapa Correr e Caminhar - 6k
► 11/09/10 - Fila Night Run Campinas - 5k
► 27/09/10 - Corrida Integração 10k - Minha promessa ao parar de fumar
► 17/10/10 - Primeira Volta da Unicamp - 5K
► 25/10/10 - Track Field - 7,5K - Prova em equipe
► 14/11/10 - 4ª Etapa Correr e Caminhar - 6K
► 21/11/10 - 3ª Etapa Série Delta - Recorde Pessoal nos 10k 53'13"
► 05/12/10 - 3ª Running for Solidarity - 6k
► 13/02/10 - Longão de 18k em Joaquim Egídio


Vício vencido

Analisando 365 dias depois de ter expulsado o cigarro da minha vida, posso perceber várias mudanças em minha vida particular, profissional e por que não de atleta? Afinal, trabalho de segunda a sexta e treino corrida e musculação de segunda a segunda!!!

O Kleber Machado não é nem louco de falar que sou "atleta de fim de semana"!!! rsss

Você ainda fuma? Então veja algumas mudanças que ocorreram em minha vida após parar de fumar:

- Sou um cara infinitamente mais saudável!
- Não fico mais resfriado uma vez a cada duas semanas e isso reflete muito no lado profissional!
- Não engordei por parar de fumar!
- Minha musculatura aumentou consideravelmente!
- Meu físico de Zeca Pagodinho (Magro com barriga) já era!!!
- Os sabores das comidas realmente mudam, e para melhor!
- Tenho pique para fazer várias coisas ao mesmo tempo e por mais tempo!
- Chego a economizar R$672,00/ano em cigarro!
- Não fico mais fedendo fumaça quando saio para beber com os amigos!
- Não me tornei um ex-fumante chato, que critica quem fuma!
- Não queimei mais o banco do carro com cigarro!
- Não queimei mais ninguem com o cigarro! rsss
- Não paro o que estou fazendo a cada 20 minutos para fumar, e novamente, isso reflete no lado profissional!
- Em dois check-up anuais, as melhoras são visíveis e meu risco de qualquer doença caiu(não sumiu) drasticamente!

Eu não estou lembrando agora, mas com certeza existem outras boas mudanças que aconteceram em minha vida!!!

Ajuda e incentivo vindo de todos os lugares

##### Pós Escrito (Início) #####


Minha primeira grande ajuda, de uma pessoa já envolvida no mundo corrístico, veio do Gustavo Buson(@gbuson )! Parceiro de muitas corridas, dentre elas o Revezamento Track Field 30K!!

Valeu Buson!!!

##### Pós Escrito (Fim) #####


Também contei com grande  ajuda, para largar o cigarro, de outros amigos mais próximos, além da ajuda de amigos virtuais de vários cantos do Brasil e fora dele também, mas 99% foi por vontade prórpia. De nada adiantaria os 99% vir de incentivo dos amigos se da minha parte viesse apenas 1%.
Se fosse assim, eu estaria fumando até hoje!

Comecei a ler, frequentar e comentar em diversos Blogs de corridas. Vi que existiam ex-fumantes que estavam correndo muito e esbanjando muita saúde, por exemplo o Gustavo Buson(@gbuson), Augusto (Vamos Correndo) e Fábio Namiuti(Arquivos de Corrida de Fábio Namiuti), e então pensei: "Posso ser igual a eles, ou quem sabe melhor!" (a parte do melhor, confesso que está difícil!!! rsss)
Tive uma gigantesca ajuda de pessoas que só conhecia por comentários!

Várias amizades passaram do mundo virtual para o real, e oportunidades não faltaram para correr na mesma prova, ou até mesmo lado-a-lado com esses blogueiros! Ainda tem muitos que preciso conhecer e tudo promete que esse dia será em Abril, na minha primeira Meia Maratona!

Não, você não leu errado! Eu vou correr uma Meia Maratona(21K) após de ter fumado por 15 anos e ter abandonado o vício há um ano atrás!!!

Dica: Pare de fumar em 3 etapas!

Se eu puder dar uma dica para quem fuma e quer parar, essa dica é:

Primeiro passo: Marque um dia na agenda que você vai parar de fumar. Segundo passo: Nesse dia, fume seu último cigarro com o maior prazer que você puder, dê aquela tragada que nunca deu! Terceiro passo: Depois disso, pare de fumar! Vai ser fácil? NÃO! Mas com muita força de vontade é possível e você vai conseguir!!

Valeu mesmo galera!!!!

Abraço e vamo que vamo!!!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

25 comentários:

Jorge Cerqueira disse... [Responder comentário]

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Léo meus parabéns por ter deixado este vício mortal que é o cigarro, vc é exemplo para muitas pessoas e tomara que os fumantes lhe visitam o seu blog ou até lhe mandando msgs ou por telefone...
Parabéns e bons treinos.

PS: NA SUA ENQUETE O QUE VC PERGUNTA A NOSSA OPINIÃO ACHANDO SOBRE O BLOG QUE SE TEM QUE MUDAR OU NÃO. PARA MIM ESTÁ MUITO BOM SE MECHER MAIS EM ALGUMA COISA ESTRAGA...RSSS...

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Jorge

Que muitas pessoas possam acessar o blog e tenham curiosidade e vontade de parar de fumar!!!

Eu não acreditava muito que um dia iria parar, mas hoje estou aqui. Quase nem lembro que um dia fui fumante!


Muito obrigado pelas palavras meu amigo!! Esse feedback foi muito importante!

abraços e bons treinos ultra voador!

E disse... [Responder comentário]

oi, leonardo!!!

você é um vitorioso!
cada dia que nos mantém afastado de algo que nos faz mal é uma vitória, e como tal deve ser comemorada!

tenho certeza de que você enfrentaré com muita garra esse novo desafio de correr os 21km! e essa distância é uma delícia!

tudo de bom pra você e pra sua namorada! um casal lindo, que já começou a história com vitórias como essas, certamente tem tudo pra ser feliz junto;)
parabéns por sua conquista!

abraços!
http://elismc.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Aêêê, grande Leonardo!

Cara, eu lembro quando essa contagem ainda estava bem menor, talvez até na casa de dias. Apostei que você conseguiria e posso dizer, mais uma vez, e com orgulho, que tenho o costume de apostar nas pessoas certas!

Receba o meu abraço e os meus parabéns por esse ano de grandes vitórias. Comemore mesmo, porque você merece. Tomou a mais certa das decisões, aquela que te libertou da escravidão, de um vício tão besta que nem barato dá... E que vai te proporcionar uma nova vida, como você já está começando a experimentar.

Agora eu aposto que vem aí uma grande meia maratona. E que ela vai ser só o começo. Está, visivelmente, em processo de formação mais um corredor de longas distâncias, cheio de garra e disposição, que vai dividir as pistas conosco em muita coisa bacana por aí. É só querer e se preparar...

Valeu mesmo pela citação! Fico muito satisfeito por fazer, parte, de alguma maneira, dessa sua história de sucesso.

Abração, camarada! Nos vemos nas corridas.

Fábio

Ironman - Eu posso! disse... [Responder comentário]

Lendo seu post fica evidente como você foi feliz nessa sua decisão. São relatos como este que nos fazem sempre insistir em melhorar nossos hábitos fazendo felizes todos que nos amam e que amamos. Siga em frente, agora tudo que você quiser você sabe que consegue!

Amaral disse... [Responder comentário]

PARABÉNS!!!!!

Você é um exemplo de que quando queremos uma coisa, com muita determinação nós a alcançaremos.

Um ALELUIA para a acorrida.

Amaral
www.pacerun.blogspot.com

PS: Que tal criarmos uma Igreja baseada na Corrida? Dean Karnazes seria o nosso Mestre. Hehehehehehe

Dani disse... [Responder comentário]

Oi Léo.

Caramba...já faz 1 ano que vc largou o cigarro?! Uauuuuuu!!!

Acho que nunca falei, mas tb já fui fumante. Não era doida, inveterada, mas eu fumava sim. Tb consegui parar com muita força de vontade e determinação.

Muitos e muitos PARABÉSN!!! E que venham muitos outros anos sem o cigarro e muita corrida.

Bjos,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Vamos Correndo disse... [Responder comentário]

Cara, meus parabéns por esse grande dia! Sei muito bem o que significa essa vitória e assim como o Fabio Namiuti, fico feliz por ter sido lembrado como uma fonte de inspiração pra essa grande batalhas que você travou e venceu, que é parar de fumar. E que venha a meia maratona em abril, estarei por lá também, quem sabe a gente se encontra no meio daquele mundão de gente? GRande abraço e constinue com essa força de vontade e determinação pra todas as outras áreas da sua vida. Grande abraço!

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Grande Post Léo!! Esse post deve ser lido por muitas pessoas e servir de incentivo! Fico feliz pelo amigo, sei bem o quanto é foda parar de fumar...apesar de estar uns 12 anos sem fumar, posso assegurar que em algumas oportunidades aquela vontadinha aparece...Meu, na sua listinha de mudanças faltou o principal!!! Reduzir o risco de ficar broxa!!! hahahahaha Ao menos que você já seja! hahahahah Tô zuando irmão!!
É isso ai, mandou super bem no Post e parabéns pelo aniversário de não fumante!!
Forte abraço!!

Thiago Melo disse... [Responder comentário]

Parabéns Leo, vc conseguiu seu objetivo. Tenho identificação com sua história porque começamos a correr quase na mesma época em busca de saúde, e acho que estamos conseguindo. Boa sorte na Meia Maratona (Qual será?)...lembro da sensação maravilhosa de completar essa distância...foi o momento que me senti mais realizado como corredor.
Vai com tudo!!!
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

Rodrigo Xavier disse... [Responder comentário]

Parabéns Leo!! Em um ano vc conquistou muito progresso com a corrida e principalmente com a saúde.

Continue na luta!

Vc é um exemplo mano

Abraço
Rodrigo
http://meucorpoativo.blogspot.com/

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @elis

Valeu Elis!!!!!!!

Estou contando os dias para essa Meia!! Não vejo a hora de chegar logo, acordar cedo e vencer cada KM!

A Cá vem logo atrás, o tempo passa tão rápido que logo logo ela estará completando um ano tambem!!!

bjo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Resposta para @Fábio Namiuti

Fala Fábião!!

Realmente você está junto desde os primeiros dias!! Passou rápido né!?

Muito obrigado pelas palavras e que Deus te ouça quanto ao "processo de formação de um corredor de longas distancias!"

Valeu parceiro!!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Ironman - Eu posso!

Fala ironman! Procurei seu nome no seu blog, mas nao encontrei! Antes de mais nada, parabens pelo blog, logo eu vou lá comentar!

Muito obrigado pelo incentivo!

O que nós queremos, nós podemos! Só depende de nós mesmos!!!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Amaral

Conversamos mais cedo no treino e treinamos juntos!

Muito obrigado e viva a corrida!!!
Demoro, será que o Dean vai querer ser o Mestre!? rsss

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Dani

O que??? Como é que é?? Você? Já fumou?? Não acredito!!

Então voce tambem é um exemplo!!!
Além de ser um esporte espetacular, a corrida está salvando muitas pessoas, e você foi uma delas!!! Bem vinda ao clube!!

Valeu Dani!!!! Nós, ex fumantes e atuais corredores, merecemos!!!

bjos

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Vamos Correndo

Grande Augusto!

Você, assim como o Namiuti, sabe bem o que representa essa vitória!

O dificil é escutar muita gente falando: "Eu nao consigo!!"

Não consegue, não!!! Não tenta!

Nos encontraremos na Meia da Corpore e quem sabe correr lado a lado novamente!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Felipe de Souto

Hahaha! Ele voltou! E mais afiado!!!

Fala Felipão!!! Tava preso?

Não cheguei a ficar broxa não, alias, será que isso é verdade? Quantas pessoas voce conhece que ficou broxa por fumar? E olha que conheço gente que fuma há muito tempo!! rsss

E você, mais um ex fumante, só aqui nos comentarios somos 5! Eu, voce, a Dani, o Augusto e o Fabio Namiuti!

Vamos aumentar esse time!!

Abraço e parabens pra voce tambem! 12 anos!!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Thiago Melo

Verdade! Começamos quase na mesma época!!

E olha só que legal a diferenca entre quem fumava e quem nao fumava! O que eu estou conquistando agora, voce ja conquistou há um tempo! Parabens pela sua trajetória!!

Não vejo a hora do dia da Meia!!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Antonio C R Colucci

Fala Colucci! blz?
Quanto tempo!

Valeu mesmo!!!!

Que venha mais anos, mais Kms e mais ex fumantes para nosso time!

abraço

Gustavo Buson disse... [Responder comentário]

Grande Léo,

Ainda me lembro daquele churrasco do aniversário do Mércio, em que conversarvamos justamente sobre isso...e agora já faz um ano, meus parabéns mesmo, só nós que já fomos ex-fumantes sabemos quão saborosa é essa vitória, meu aniversário de 2 anos será no dia 31/08/11, acho que vou tomar umas pra comemorar....rsrsrsrs....Meu amigo que venham muitos anos de corridas pela frente e que a lembrança do cigarro seja somente como de mais uma batalha vencida na vida.

Parabéns e boas corridas....

Anônimo disse... [Responder comentário]

Resposta para @Gustavo Buson

Fala Buson!!!

Nossa cara, é verdade! COmo não lembrei desse aniversario!! Vou agora reeditar o post !!!

Valeu por toda força e incentivo que voce me deu!! Voce tambem é uma das pessoas que mais me incentivaram!!!

Ficou fácil seguir um caminho dificil, mas que voce ja tinha trilhado!!

abraços

Unknown disse... [Responder comentário]

Cara fiquei muito feliz em ler isso, sou fumante e sofro com isso, não tenho folego nem um, o cheiro é horrível o bafo nem se fala, mas o pior de tudo, tenho uma bebe de um ano e meio e ela está a todo vapor, andando pra lá e pra k, e infelizmente não consigo acompanha-la, sempre estou morto de cansado quando chego em casa, a caminhada que eu faço no metrô me deixa muito quebrado, estou querendo começar a correr, ganhar um condicionamento, mas primeiro vou parar de fumar, e estava procurando pessoas que fizeram o mesmo e aqui estou eu lendo tudo isso e ganhando força para essa nova luta, vou batalhar igual vc e sei que vou conseguir...Obrigado pela força.
Daniel Palácio.

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas