Entrevista com Viviane Sakzenian - Nutricionista

21 de agosto de 2011



Apresentação: Viviane Sakzenian é Nutricionista formada na UNESP em Botucatu/SP, foi bolsista Cnpq durante 4 anos em Iniciação Científica no Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição. Fez Pós Graduação em Aprimoramento Cinetífico em Bioquímica Clínica, Nutricional do Exercício Físico e Mestrado em Nutrição Humana Aplicada na USP.

A entevista
Corro por Correr - A alimentação controlada é indicada até mesmo para quem está começando a correr ou apenas para quem procura performance?

Viviane -  Em qualquer etapa do treinamento a alimentação é uma estratégia importante para atingir a sua meta nas corridas. Conhecendo o treino e a composição corporal do indivíduo é possível adequar a ingestão de alimentos (e suplementos, se necessário) para fornecer o combustível certo para que o desempenho seja ótimo durante a prova/treino.

Corro por Correr - 2 - A falta de energia em alguns momentos da corrida está sempre associada a falta de "combustível" em nosso tanque?

Viviane - Existem diversos fatores que interferem nessa “falta de energia”. A alimentação pode melhorar muito ou detonar uma corrida! Mas outros fatores como: temperatura do ambiente, hidratação pré e durante a prova, horas de sono pré prova, estado físico geral e emocional do corredor entre outros, também influenciam no desempenho durante uma corrida.

Corro por Correr - A febre da suplementação, que vai da academia até o mundo corrístico, é na maioria das vezes é consumida sem acompanhamento profissional, os corredores de rua amadores procuram textos na internet e montam sua própria receita. Existe algum risco real para essa pratica?

Viviane - Infelizmente as pessoas ainda não têm consciência do diferencial de uma dieta individualizada, ou seja, uma dieta calculada (por um profissional capacitado) especificamente para cada indivíduo, respeitando suas necessidades nutricionais, preferências alimentares e adequada ao tipo de exercício realizado.

Na internet as orientações são gerais e nem sempre de fonte idônea. A indústria de suplementos fatura muito e há interesse desse consumo desenfreado. Existem promessas milagrosas sobre algumas substâncias, mas a maior parte não tem nenhuma base científica.

O uso de suplementos só deve ser feito depois de um estudo profundo da alimentação habitual do corredor (e sempre individualizada).


Corro por Correr - De quanto em quanto tempo devemos retornar ao nutricionista para que o acompanhamento tenha resultado?

Viviane - No início, o acompanhamento deve ser mais próximo, mas depende muito de cada caso. A maioria dos atletas passa mensalmente por, pelo menos, uma avaliação de composição corporal. Quando atingido o objetivo, esses encontros ficam mais esporádicos.

Corro por Correr - As pessoas deixam de consultar um nutricionista pois acham que vão gastar muito dinheiro com a nova alimentação ou então que será impossível comer alguns alimentos indicados por não gostar. Como é desenvolvido o cardápio?

Viviane - Na primeira consulta, além da avaliação de composição corporal, peço para o paciente levar um registro alimentar de três dias. Durante a consulta são abordados diversos temas, entre eles, as preferências, aversões, intolerâncias e alergias alimentares, além de outros. Conhecida a rotina de treino e após cálculo do valor nutricional da dieta habitual, verifico os excessos e carências da dieta.

Após essas etapas desenvolvo um cardápio individualizado, que é entregue juntamente com uma lista de substituição de alimentos (que dá ao individua a possibilidade de fazer trocas no cardápio prescrito, por outro alimento mais barato ou mais agradável para seu paladar).

Depois de recebida a dieta, o agendamento do retorno é feito depois de duas ou três semanas, onde serão discutidas as necessidades de adequação de acordo com os relatos do paciente e os resultados da segunda avaliação de composição corporal. A dieta deve se adequar à realidade do indivíduo e não o contrário.


Corro por Correr  - Quantos litros de água uma pessoa sedentária precisa por dia? E um atleta?

Viviane - A ingestão hídrica também varia de acordo com o indivíduo, o local da prova/treino (tipo de relevo e distância percorrida) e com as características do clima no dia da prova/treino (temperatura, umidade do ar). O atleta tem necessidades aumentadas de ingestão hídrica comparado ao indivíduo sedentário, mas esta varia de acordo com o tipo de esporte praticado.

Corro por Correr - O suplemento alimentar completa a alimentação ou a substitui?

Viviane - A ferramenta de trabalho do nutricionista é o ALIMENTO. Os suplementos devem ser usados como complemento de uma dieta equilibrada de acordo com o tipo de exercício realizado e as necessidades de cada indivíduo.

Corro por Correr - O que devemos comer antes e depois dos treinos?

Viviane - O combustível principal para o pré treino são os  carboidratos, adequados ao tipo de treino. No pós treino, carboidratos e proteínas, para garantir uma melhor recuperação muscular.

Corro por Correr - Deixe alguma dica para quem procura correr com saúde e aumentar a performance:

Viviane - Em primeiro lugar, o treino deve ser prescrito por um profissional capacitado e deve ser adequado ao corredor e suas metas. Depois de definido o treino, uma avaliação nutricional (feita por um profissional capacitado) para prescrição de dieta individualizada e de suplementação (se necessário) podem melhorar muito o desempenho durante as provas.

Pergunta do leitor Rodrigo Xavier(Blog Meu Corpo Ativo):
Rodrigo Xavier - A maioria das provas de rua são de manhã bem cedo. Não é recomendado fazer exercícios em jejum, mas acaba sendo muito difícil acordar muito mais cedo para poder comer e fazer a digestão. Como seria um desjejum ideal para um dia de prova?

Viviane - Depende da distância que será percorrida e quem irá percorrer, mas uma alternativa é a ingestão de sucos, vitaminas de frutas ou suplementos de carboidratos. Também existe a possibilidade de uso de suplementos (gel, bebidas esportivas) durante a prova.


Viviane, muito obrigado por essa entrevista!
Deixo esse canal de comunicação aberto para quando quiser publicar um artigo ou então mandar dicas para os corredores!!!!





Viviane Sakzenian
Consultório: Alameda do Vidoeiros, 455 - Gramado Mall
Telefone: (19) 2121 8088






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Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

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7 comentários:

Rodrigo Xavier disse... [Responder comentário]

Belo Post Léo!!

Com certeza este assunto interessa pra muita gente.

Obrigado Viviane, por responder minha pergunta.

Léo, seu blog tá cada vez melhor brother. Parabéns!!

Abraço.

Rodrigo

elis disse... [Responder comentário]

oi, leo!!!

muito boa a entrevista!
é sempre importante ficar de olho na alimentação e na correta suplementação nos treinos e provas!

parabéns!

bjs
http://elismc.blogspot.com

Viviane Sakzenian disse... [Responder comentário]

@Rodrigo Xavier

Oi Rodrigo!

Que legal q vc gostou da entrevista... amo o que faço e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos. Como vc percebeu, o negócio é bastante individualizado mas eu espero que tenha "clareado"um pouco as coisas para vc!
Abraço,
Viviane

Felipe Kawa disse... [Responder comentário]

Leo, uma das coisas que mudou da água pro vinho a minha vida na corrida, foi a procura de profissionais especializados.

Isso inclui tudo: assessoria esportiva, nutricionista, ortopedista esportivo, nutrólogo, etc. A diferença foi gritante.

Temos que alimentar a máquina de forma correta, com o combustível certo, na hora certa.

Grande abraço,
Felipe

Vivendo a Vida Correndo disse... [Responder comentário]

Muito legal esta entrevista com uma nutricionista,trazendo informações importantes sobre alimentação.
Um abraço e bons treinos!!!
Fernando Moura
www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

Fernando Damasceno disse... [Responder comentário]

Leo,

Muito legal a entrevista e super importante, pois a grande maioria das pessoas que estão entrando nesse mundo da corrida de rua, pensam que é só pegar um tênis velho que estava guardado e sair correndo...

um forte abraço

Aline disse... [Responder comentário]

achei barbara a entrevista! Conheço de perto o trabalho desta profissional e coloco minha mão no fogo, pois vejo diariamente os resultados de seus pacientes!

E só as dicas que ela dá, sem prescrição de dieta, já fazem toda a diferença para quem busca melhorar a cada dia com a corrida.

Sou a prova disso!!

Parabéns Léo, adorei!!

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