Níveis de Intensidade no Treinamento

25 de março de 2010



Quando comecei a correr, e a procurar planilhas de treino na internet, apanhei muito para entender qual o significado daquelas letrinhas (CL 65%-75%,CM 75%-85% ....)

Todo blog que eu acessava, as legendas eram tratadas como a coisa mais natural do mundo. As pessoas trocavam informações, davam dicas umas às outras, mas tudo aquilo parecia mais fórmula de matemática do que uma legenda.

Fiz diversas pesquisas na internet, encontrei algumas explicações (algumas que hoje parecem simples), mas, naquele momento, parecia que estava escrito em Aramaico.

Minha dúvida era: "Como vou saber se estou correndo de forma moderada, leve ou trote, e tudo isso dentro da FC exigida pela planilha!?!?!" rssss

Pra ter uma idéia, em uma corrida leve, minha FC estava em 95%, e de acordo com a planilha, essa FC era pra corrida forte!!

Essa dúvida durou até receber uma simples explicação do Rafael Figueira, que por e-mail matou essa duvida de uma maneira simples e objetiva.

TROTE (TR)

Trote significa um ritmo confortável e tranqüilo, mantendo uma alta freqüência de passadas. No geral, é um ritmo sustentável “pelo dia inteiro”.


CORRIDA LEVE (CL)

Corrida Leve significa que você começa a apertar um pouco a passada em relação ao trote. É quando o ritmo começa a pedir mais força em suas passadas, mas não é para ficar difícil. Seria um “Fácil, mas honesto”. Esse ritmo é sustentável por períodos longos. Na corrida você está saindo do ritmo de aquecimento, mas poderia correr nele por horas.


CORRIDA MODERADA (CM)

A moderada é algo que você pode sustentar por um bom período. Não é totalmente livre de dor. Você pode sustentar este esforço por um bom tempo, sua respiração é profunda e com certeza fica um pouco difícil, em relação a Corrida Leve, conversar neste ritmo. Você precisa de concentração em sua técnica para maximizar o ritmo. Você não está em um ritmo em que tenha vontade de desacelerar. Na corrida, você consegue fazer uma meia maratona neste esforço.


CORRIDA FORTE (CF)

Esse é com certeza desconfortável! Geralmente você nunca irá se estender demais, a não ser por alguns intervalos curtos e específicos, ocasionalmente alguns intervalados longos, mas sempre mais curtos do que a distância das competições. Você está buscando um nível abaixo do máximo. A respiração é difícil e o esforço muscular quase total. Na corrida, o ritmo realmente dói, mas não é esforço máximo. Você tem reservas suficientes para completar todo o treino sem “quebrar”.

Após essa explicação, coemcei a entender as Legendas e a treinar de acordo com o solicitado.

Espero que essa explicação ajude outros iniciantes no mundo da corrida.

Abraços e vamo que vamo!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

4 comentários:

Casanavilaindustrial disse... [Responder comentário]

Olá primo! Muito legal o seu blog e, parece que estou te conhecendo melhor, pois muita coisa que vc escreveu aqui, eu não sabia rsrsrsrs.Com o intuito de entrar para a Aeronáutica, passei uns seis meses trotando (quase que diariamente) no Taquaral.Lá é muito gostoso, exceto pelos flanelinhas. Não me tornei militar e parei meus trotes. Estou tentando voltar, mas o objetivo é outro: emagrecer! rsrsrsrs Quem sabe nos encontremos lá! Besitos mil...Roberta

Thiago Alborghetti disse... [Responder comentário]

Opa... bom dia... sou amigo do Wagner...de Mogi Guaçu...qual é este maravilhoso programinha do N95 que voce usa para traçar as rotas de corrida?? Sempre dou minhas corridas por aki...sou árbitro de futebol...mas este ano vou tentar participar da Integração ai em Campinas..

Thiago Araujo disse... [Responder comentário]

Muito bom essa dica...realmente isso no começo é uma incógnita, sempre via esses 'códigos' e 'números' e não entendia nada...hehehe...

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas