Parque Portugal, Lagoa do Taquaral ou simplesmente Taquaral.

17 de março de 2010

(Clique na imagem para ampliar)

Considerado uma das Sete Maravilhas de Campinas, a Lagoa do Taquaral ficou com a terceira posição no ranking de 2007, realizado pelo site http://www.cosmo.com.br/

O nome oficial da lagoa é Isaura Telles Alves de Lima. (essa nem eu sabia!)

Descrição Geral:

A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana). Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha ) e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais). Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km, onde tambem é utilizado por muitos corredores, pois tem placas indicando a distancia; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.

Parque Portugal
Lagoa do Taquaral
Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral - Campinas/SP

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

Corridas, provas, treinos...

A Lagoa do Taquaral é um dos locais preferidos, de treino e passeio, da grande maioria de corredores e ciclistas de Campinas, não importa a hora, sempre tem muita gente ao seu redor.
O percurso mais procurado é o lado externo, que possuí +/- 5k , mas que se somado a praça Arautos da Paz chega a quase 6k.
Não existe um lado correto para correr, cada um tem suas dificuldades e facilidades.

Iniciando o treino da entrada das quadras, voce tem duas opções, ir para a direita ou esquerda(ohhhh, rss). Se escolher correr para o lado do Kartdóromo irá enfrentar um subida tranquila, logo após o contorno da pista de kart, e no final vai enfrentar uma rampa que quebra alguns corredores. Do contrario, se escolher ir para o lado da pista de aeromodelismo já enfrentará essa rampa de cara ficando mais tranquilo, mas não menos dificil.

Todo domingo, a EMDEC fecha a pista interna, onde trafegam os carros, aumentando assim o espaço para que muitas pessoas possam correr, andar de bike, patins, caminhar e levar os filhos para passear.

Uma grande parte de todas corridas que acontecem em Campinas, são realizadas ou tem início no Taquaral. A mais conhecida é a Corrida Integração, que acontecerá esse ano dia 26/07/10.

Essa foto é só uma amostra do que voce vai encontrar.

Ficou com vontade de conhecer a terceira maravilha de Campinas?
Não perca tempo!! Tem diversão para todos!! Pegue um final de semana e traga a família!!

Confira as fotos da Lagoa do Taquaral!!

* Fotos retiradas da internet, se voce for o autor, me avise para aplicar os devidos créditos.


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

4 comentários:

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Dae Leonardo! Belo lugar para treinar...assim fica dificil nao querer treinar, o lugar muitas vezes ajuda bastante! Lugar legal, pessoas legais...É isso aí, da-lhe fotos que gostamos!! Abraços

Felipe de Souto

Dani disse... [Responder comentário]

Aqui em Curitiba uma das maravilhas da cidade é o Parque Barigui. Qdo tenho tempo dou uma corridinha por lá.
Bjos,
Dani

Kleber RG disse... [Responder comentário]

Ôpa! Não saio de lá! É praticamente minha "segunda casa"... hehe
Minha esposa costuma brincar dizendo que conheço todas as capivaras (que perambulam pelo parque) pelo nome...

Em Abril, se Deus quiser, volto aos treinos pelas pistas de corrida de nossa lagoa!

Abraço,
Kleber RG

Anônimo disse... [Responder comentário]

É meu amigo Léo tá chegando a hora de correr 24 horas nesse belíssimo parque, parabéns por nos informar dessa valiosa informaçao, em Nov estarei ae e caso vc for correr a corrida santos dumont no dia 12 Out em Sampa nos vemos lá.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas