Correr em Joaquim Egídio - Longão 18K

13 de fevereiro de 2011

Esse sábado foi dia de longão Joaquim Egídio!

Para quem não conhece, Joaquim Egídio é um distrito de Campinas/SP muito conhecido e frequentado aos finais de semana pelo pessoal do pedal, corredores, trilheiros a pé ou de moto entre outras pessoas "normais" que vão lá para tomar café da manhã ou almoçar nos seus deliciosos restaurantes.

A convite de um amigo da assessoria Clube da Corrida, acordei sábado as 5h30 da manhã para me encontrar com o restante do pessoal as 6h45 lá em Joaquim Egídio.

Foi muito difícil acordar esse horário, mas o problema maior foi dormir no dia anterior. Pior que em dias de provas, eu não conseguia dormir de ansiedade, ficava imaginando como poderia ser esse tal longão em estradas estreitas onde os carros passam muito perto do acostamento...alias, que acostamento? Lá não tem acostamento! Fiquei pensando em um monte de coisas até conseguir dormir as 1h50 da manhã.

Quanto ao acostamento, falta ele faz, mas é compensado pela ótima educação e grande parceria entre corredores/pedals/caminhantes e motoristas.(Palmas para os motoristas!) Os motoristas já estão acostumados com tanta gente nas estradas no final de semana! Sempre tem os cabeça de bagre ignorantes, mas vamos falar apenas da maioria, aqueles que são de bem!

O ponto de largada é na frente ao posto abandonado sentido o restaurante Feijão com Tranqueira, um percurso com 9k e alguma coisa. A estrada tem muitas curvas, subidas e descidas, com sua maior parte do tempo com sombra por causa da quantidade de árvores nas margens. Essa estrada já foi palco de várias Meias Maratonas em Campinas!!

Mapa:

Elevação:


Essa elevação acontece em duas ou três subidas, mas como elas são muito longas, mal da pra perceber o quanto estamos fazendo de esforço.

Durante todo o trajeto de ida, uns 55 minutos mais ou menos, era só nosso grupo de corredores e mais um ou outro pedal pelo caminho. Talvez pelo fato de termos começado bem cedo, só tinha a gente naquela estrada. O horário não poderia ser melhor, começamos e terminamos com um Sol apenas para clarear o dia, em nenhum momento Ele nos castigou.

O 9k foi um bate volta, tempo de tomar um gel, fazer um pist stop rápido e voltar. Nessa hora, um dos integrantes teve problema com a perna, uma dor que não permitia que ele retornasse correndo, então ficou combinado que ele voltaria caminhando e quando o primeiro chegasse nos carros faria o resgate.

Na ida eu fui sozinho, sempre perto do grupo, mas sozinho, apenas curtindo o passeio e a paisagem. Na volta eu fiz o percurso inteiro ao lado de um parceirão do Clube da Corrida - não vou citar nomes aqui, pois não tenho autorização deles e a privacidade vem em primeiro lugar. (lembram do post? Por um Blog mais Seguro)

Voltamos conversando sobre vários assuntos, de corrida, de como era legal e tranquilo aquela estrada, de mulheres e namoradas que também corre, de superação, blog, cigarro, sobre eu ter largado o cigarro e começado a correr, sobre os filhos deles.....tinha muito assunto, afinal, tínhamos mais 9k pela frente!!

Na volta, perto das 8h10 da manhã, a estrada já começava a ficar lotada. Era ciclista a cada 500 metros! As vezes em grupos, as vezes em pares, sozinhos, tinha de tudo quanto é jeito.

Um dica que deixo aqui é a utilização indispensável da mochila/cinto de hidratação para percursos longos, mas deixo esse assunto para outro post.

Chegamos no local de encontro, tomamos agua, malto e outras coisas para hidratar, conversamos um pouco e já combinamos sobre o próximo longão, uma trilha no mesmo local!

Não tirei fotos desse dia, evitei levar a maquina pois não sabia como era o lugar, mas agora que já sei tranquilo, na próxima eu tiro fotos.

E o seu final de semana, como foi?

Abraço, boa semana e bons treinos!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

18 comentários:

Joel dos Santos Leitão disse... [Responder comentário]

Oi, Léo!
Parabéns pelo treino, cara!
Também sinto essa ansiedade antes dos longões. Não tem jeito...
Quanto a Joaquim Egídio, foi lá que corri a minha primeira e inesquecível Meia-Maratona, a 'Listel de Campinas'.
Foi no meio do ano, então começou com um frio lascado, mas depois esquentou. É um lugar bem legal, e segundo apurei, o Desafio 50 Milhas de Campinas, que estou pensando seriamente em correr, passará por lá.
Abração!
Joel

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Joel dos Santos Leitão

Valeu! Joel!!
Como estão as coisas?!?

Então você já conhece aquelas bandas!! Legal, eu ainda nem sonhava em correr quando teve essa Meia em Campinas, mas na próxima não vou perder!

Já está tudo certo para as 50 milhas de Campinas!?

Abraço e bons treinos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Boa Leonardo!

Gostei de ver que fizeram o sacrifício de acordar mais cedo pro longão. Como vc pode ver o benefício valeu a pena. Solzinho ainda bem gerenciável!

Parabéns pelo bom longão!

Abs,
Shigueo

E disse... [Responder comentário]

oi, leonardo!!!

beleza de corrida!
não conhecia esse lugar! uma ótima dica para quem vive procurando percursos para longões.... como eu rsssssss

é muito bom acompanhar sua evolução nos kms! devagarinho, e sempre, você vem conquistando mais e mais kms!

parabéns pelo super treino!
vou aguardar o próximo relato e as fotos, do longão na trilha;)

bjs
http://elismc.blogspot.com

Leo Mesquita disse... [Responder comentário]

É isso ai Leo, maravilha de treino. Treinar em lugares novos é sempre muito gratificante. É uma surpresa nova a cada curva ou fim de subida. Abcs.

Leo Mesquita
@vivoparacorrer

Joel dos Santos Leitão disse... [Responder comentário]

Então, Leo... ainda não confirmei a minha presença e nem fiz a inscrição para as 50 Milhas. Combinei com o meu treinador que dependerá de como eu estarei após a Supermaratona de Rio Grande. Como acredito que estarei inteiro, penso que farei essa prova, que será (de longe) o meu maior desafio.

Unknown disse... [Responder comentário]

Belo treino, Leonardo, parabéns por ele! Essa ansiedade faz parte e, desde que seja "administrável", é até boa, te deixa mais ligado para fazer boas provas e treinos produtivos.

Siga firme aí na sua preparação, que vai indo muito bem, obrigado, hein?

Abraço e boa semana!

Fábio
http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Kleber RG disse... [Responder comentário]

Fala Léo!

Este percurso é bem bacana mesmo! A CUCA também costuma realizar treinos longos por lá. Eu, sinceramente, fujo destes longões, porque subida não é meu forte... hehe Mas, com certeza, é uma ótima opção de treino.

Um abraço,
Kleber RG

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para satrijoe

Fala Shigueo!!!

Valeu muito ter sacrificado o sono para começar mais cedo, diferente disso, não completariamos os 18k...pelo menos vivo, rsss

Abraços

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @elis

Oi Elis!!

O percurso é muito bacana, pena não ter tirado fotos, mas na próxima não vai faltar!

Fica aí a dica para você correr um dia nesse percurso! Pena que voce mora longe de Campinas, senão marcariamos um longao com o pessoal do clube da corrida ou do #penalama do @twittersrun.

bjo

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Leo Mesquita

Fala Léo!!!

O resumo foi esse mesmo, uma surpresa a cada curva ou final de subida!! Pretendo correr lá novamente, mas tambem quero conhecer as trilhas que tem pelo meio dessa estrada.

São subidas que parecem parede de escalada! rss

abraço e valeu pela visita!

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Joel dos Santos Leitão

Do jeito que você esforçado e determinado, já estou contando com sua inscrição!!!

Eu não tenho perna pra tudo isso, mas com certeza vou la conferir de perto!

abraço e bons treinos!

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Fábio Namiuti

Fala Fabião!!

Valeu pela força!
Essa ansiedade pré "alguma coisa" me persegue faz tempo, mas é administrável...nao chega a atrapalhar...

Parabens pelo seu longão tambem!!!
Muito bom!!!

Nos vemos em alguma meia esse ano!!

Abraço

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Kleber RG

Fala Kleber, quanto tempo!!!

As subidas são tão longas, que a altimetria passar despercebida, é muito pouco. Qualquer dia voce deveria fazer uma tentativa!

Eu vi voce treinando no taquaral no domingo. Tá voando hein!?

Abraços!

Leonardo Nista

Amaral disse... [Responder comentário]

Maravilha de Longão.

Continue assim e você irá "tirar de letra" a Meia da Corpore.

Abração

Amaral

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Amaral

Valeu Amaral!!

Estou nessa "encrenca" por sua indicação! rss

Você não chegou a me desafiar a correr a Meia, mas eu encarei como se fosse um desafio!

Abraço e boa sorte com o blog!

Leonardo Nista

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas