Notícia: Projeto proíbe fumo em parques e praças de Campinas

9 de fevereiro de 2011


Inspirada em uma nova lei nova-iorquina que proibiu o cigarro em 1,7 mil parques e em 22 quilômetros de praia, a Câmara de Campinas vai discutir um projeto semelhante e também quer proibir o fumo em parques e praças da cidade. A legislação campineira só vai ser aplicada se houver um playground no local. O objetivo é evitar que as crianças sejam expostas à fumaça dos cigarros. A proposta já foi protocolada no Legislativo e deve entrar em primeira discussão na próxima semana. Se for sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), será proibido, por exemplo, fumar na Lagoa do Taquaral, no Largo do Pará e no Largo Santa Cruz.

O autor do projeto, o vereador Luis Yabiku (PDT), confirmou que a lei foi inspirada no projeto americano que causou ampla discussão. “Não podemos permitir que enquanto crianças brincam nos parques e nas praças da cidade, os adultos fumem ao lado. A fumaça é nociva e pode causar graves problemas à saúde de toda a população”, disse o parlamentar.

O projeto já divide opiniões. O corretor de seguros Valter Camargo, de 54 anos, questiona a venda dos cigarros. “Não entendo porque fazem projetos para tirar o direito de fumar, mas continuam a autorizar a venda de cigarro”. Sinval Destro, que, assim, como Valter, frequenta o Largo do Pará, estranha a proibição em praças: “onde será permitido fumar, então?”.

“Acho que não tem nada a ver essa proibição, porque o playground fica longe dos bancos. A fumaça não chega lá”, contestou a assistente administrativa Bruna Fialhe, de 27 anos.

Yabiku acredita que fiscalizar os fumantes não será problema nesse ambiente. “Hoje a própria população tem consciência e combate o fumo em locais que são proibidos. Na minha opinião, bastaria uma placa para que o fumante não utilizasse o local. Fora isso, também temos a Guarda Municipal, que atua na preservação dos locais públicos e que poderia atuar nesse tipo de fiscalização.”

Quem passeia com crianças nos parques e praças de Campinas aprova a iniciativa do vereador. “É muito boa, pois é ruim ter gente fumando perto das crianças”, disse a babá Rosana de Oliveira.

A preservação da saúde está em primeiro lugar para a babá Priscila Ferreira, de 30 anos. Ela acredita que o fumo em locais públicos prejudica e muito a saúde. “É um ótimo projeto, espero que seja aprovado. Tem criança, como minha filha, que tem alergia a cigarro”, afirmou.

Yabiku também é autor da lei que quer proibir os estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados a estamparem em seus balcões propagandas de cigarro. O projeto foi protocolado no final do ano passado e deve entrar em discussão nas próximas sessões. “Eu acho que todos esses projetos são polêmicos, vão causar grandes discussões, mas contribuem para a saúde dos moradores de Campinas. A propaganda de cigarro em uma padaria, por exemplo, contribui para incentivo ao vício”, disse.

Nos Estados Unidos, depois de áspero debate sobre liberdades individuais e o papel do governo, os parlamentares de Nova York aprovaram, por 36 votos a 12, projeto de lei que proíbe o fumo nos parques da cidade e em suas praias. É a mais importante ampliação das leis antifumo desde que o prefeito Michael Bloomberg insistiu na proibição do cigarro em restaurantes e bares, em 2002.

O compromisso pelo qual se estabeleceriam áreas especiais ao ar livre para fumantes foi derrubado pelos líderes do parlamento, que defenderam proibição total. O projeto entrará em vigor em 90 dias.

Fonte: http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/74976/2011/02/09/projeto-proibe-fumo-em-parques-e-pracas-de-campinas.html

Será que essa lei vai pegar igual a outra, que proíbe fumar em locais fechados? O que voce acha?
Deixe seu comentário!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

2 comentários:

BLOG do Empreendedor disse... [Responder comentário]

Caro Leonardo,

Retribuo a agradável visita ao Blog do Empreendedor, satisfeito com a leitura de qualidade que aqui tive.

Parabéns pelo blog!

Forte abraço!

Fabio Silva
www.suaeconomia.com

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas