Five Fingers - Uma nova alternativa para os corredores

22 de julho de 2011


Vibram Five Fingers

De uns tempos para cá, muitos começaram a falar sobre correr descalço e os benefícios que isso traz, além disso, neste ano começaram a aparecer no mercado alguns pares de tênis um tanto curiosos, conhecidos como Five Fingers.

Alguns estudos em universidades apontaram que corredores costumam ter um número elevado de lesões comparado com outros esportes, mas analisando corredores que corriam descalços, repararam que estes costumavam se lesionar menos. Então foi criada a teoria na qual o corpo humano não necessita realmente de um sistema de amortecimento tão eficiente como os que os tênis proporcionam hoje em dia, pois o corpo já passou por um processo de evolução de milhares de anos para que nós pudéssemos correr sem a necessidade de tal item e o uso do tênis tem tornado nossos corpos menos resistentes, causando as tais lesões em excesso.

Clique na foto para ampliar
Porém, correr descalço pode ser desconfortável para muitos não só pela falta de costume, mas também pelos detritos e diferentes tipos de solo, que podem acabar machucando o corredor. De olho neste público, a Vibram lançou um tênis chamado Five Fingers, que é mais próximo de uma luva para os pés do que um tênis propriamente dito por ser leve, aderir a pele e inclusive possuindo separações para cada dedo do pé.

A idéia é simular uma condição onde o corredor parece estar descalço, porém, protegido pelo Five Fingers contra algo que possa ter no solo. Outro benefício que correr descalço ou com um Five Fingers proporciona, é o fato do fortalecimento da musculatura e articulações, uma vez que já não há o amortecimento do tênis, o corpo pode voltar a exercer seu papel que é de se adaptar aos impactos da corrida e também exercer uma cadência cada vez mais natural nos movimentos.

Clique na foto para ampliar
Porém, nem tudo é perfeito para os adeptos deste tipo de corrida. Muitos profissionais da área de esportes não recomendam este tipo de atividade e afirmam que o corpo necessita sim de um auxílio no amortecimento. O consenso é que, caso a pessoa decida correr desta maneira, é necessário uma adaptação gradual, pois o tipo de pisada muda consideravelmente comparando o uso do tênis com o Five Fingers, a pisada de uma pessoa que corre descalço geralmente se inicia com o contato diretamente pela planta dos pés, ao contrário do que é feito com o tênis, que se inicia no calcanhar. Caso um corredor que está acostumado com os tênis pegue um Five Fingers e já tente correr uma longa distância, a chance de ocorrer dores e desconforto é bem grande. O ideal é iniciar com uma vez por semana, com curtas distâncias, para ir se acostumando e se adaptando ao novo estilo.

Clique na foto para ampliar
É importante citar também que este estilo é mais recomendado para corredores leves, pois quem está acima do peso realmente pode necessitar de um auxílio no amortecimento, a fim de evitar lesões, pois nesta situação o corpo realmente não está preparado para absorver tais impactos.

Para finalizar, este assunto está cada vez mais em evidência e seus adeptos aumentam a cada dia, uns já fazem ou gostaram da idéia e querem tentar, outros preferem continuar como sempre fizeram, mas e qual a sua opinião?



Artigo escrito em colaboração com o blog Corro por Correr pela Gamaia Esportes, uma loja de esportes online especializada em várias modalidades esportivas, que inclusive possui o Five Fingers em sua loja. Consulte o site da Gamaia para maiores informações sobre este e outros produtos.





Ajude a divulgar esse #Artigo!!
Divulgue para seus seguidores, fãs e amigos.
Clique em Tweet ou curta no Facebook!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

13 comentários:

E disse... [Responder comentário]

oi, leo!!!

eu pretendo passar a correr com o vibram!
estou fazendo uma adaptação antes, correndo pequenas distâncias descalça na grama e no asfalto!

vou dar uma olhada na loja mencionada no artigo...

bjs
http://elismc.blogspot.com

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @elis

Oi Elis!!

Eu também pretendo começar a correr, fazer um teste. É sempre bom tentar corrigir a passada, mas como diz no arquivo, e você está fazendo certinho, é preciso ir com calma.

Treinos na grama acredito que é a melhor escolhar para um início!

Visita o site que você vai gostar!

beijos e vamo que vamo

Leonardo Nista

Állan Toledo disse... [Responder comentário]

Leonardo Nista, você testou o five fingers ou apenas publicou o artigo? Eu acho que eu não conseguiria correr 1k.

Állan Toledo disse... [Responder comentário]

eu me interesso muito por isso, tenho muita dor na planta do pé em corridas longas e acho que "esse pisar mais natural" vai ajudar, mas o artigo fala perfeitamente: corredores leves, e eu bem preparados para essa mudança. abraço!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Állan Toledo

Fala Állan! Tudo tranquilo?

Esse post foi um aritgo patrocinado, ou seja, uma empresa solicitou o blog para divulgar.

Mesmo assim, achei muito interessante a imparcialidade deles quanto ao produto, dando dicas e não apenas querendo vender.

Eu também fiquei muito curioso quanto ao tenis, mas eu nao tenho. Se eu tivesse, meu primeiro teste, com certeza, seria num local gramado!

Os outros produtos, que não tem a etiqueta "Post patrocinado" eu mesmo testei e publiquei.

Abraços parceiro e vamo que vamo!!!

Sergio disse... [Responder comentário]

Fala, Leo
Tudo bem? eu fiz a adaptação para tênis minimalista ano passado (não o VFF) e digo que a adaptação tem que ser feita com muito cuidado mesmo. Mas vale muito à pena. Minhas panturrilhas, tornozelo e pé ficaram mais fortes, mas a custa de algumas dores no caminho. A abordagem da Elis eu acho ótima. Primeiro acostuma descalça, depois usa o VFF.
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Aline disse... [Responder comentário]

Eu tenho vontade de correr com um vibram, mas ainda acho muito caro para correr o risco de comprar e não me adaptar!

Gostei do artigo!

Alan Nardi disse... [Responder comentário]

Fala Leo Nista!!! Bem, se é para corredores leves com certeza não é pra mim...rs. Minha opinião é que estes modelos minimalistas vem na onda do momento, questão de mercado mesmo. Ora se discute a tecnologia de amortecimento do novo lançamento, ora o quanto determinado modelo simula o "correr descalço". Se é pra correr "quase descalço" acredito terem outras alternativas. Tem um pessoal da CUCA que corre descalço não tem? Na Meia da Asics em BH o Sérgio Rocha da Contra Relógio correu com um huaraches (parece uma sandália) parte da corrida e terminou descalço (7K). Acho que vale correr desclço de uma vez...rs!!! Grande abraço e parabéns pela postagem.

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Sergio

Fala Sergio!!
Tudo bem e com você?

Mandou muito bem na sua observação, sobre a adaptação dos pés(e a própria biomecanica do corpo) para começar a correr com tênis minimalistas!!

Muito obrigado por deixar seu comentário aqui, vai ajudar muita gente que tem dúvidas e não sabe por onde começar!(eu mesmo sou uma delas)

Bons treinos e ótimas corridas!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Line

Oi Line!

Uma ótima maneira de começar é fazendo uma adaptação, como disse a Elis e o Sergio.

Leia nos comentários que deixaram aqui.(acima)

O importante é fazer com bastante cuidado e bem devagar para evitar lesões!

Bons treinos e ótimas corridas!

Até mais!

Amaral disse... [Responder comentário]

Grande Léo.

Eu mal consigo correr com tênis decente, quem me dera correr com esta luva.

Teria um Five Finger como lazer, mas não para correr.

Abração

Amaral

Aline disse... [Responder comentário]

Oi Léo... ando com uma vontade de correr com um fivefingers!! Confesso que fico bem dividida quanto a estes posicionamentos de correr com um tênis apropriado para correr, com a análise do teu tipo de pisada e um desses sem amortecimento.
Socicita um fivefingers para tu testar... acho que seria super interessante colocares a tua opinião, ainda mais tendo uma galera tão interessada no produto que segue teu blog ;)
Concordo que o produto é muito caro nas lojas, para sequer sabermos se vamos nos adaprtarmos.

quem sabe um dia!!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Respoata para @Aline

Oi Aline!

Não seria má idéia receber tênis para teste! rsss

Por enquanto não tive oportunidade de testar o FF, mas assim que fizer vou fazer um post com minhas impressões!

Beijos

Leonardo Nista

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas