Dicas de segurança para o Blog

2 de agosto de 2010

Bom dia mundo corrístico!!!

Hoje o assunto vai ser fora do foco do blog, mas é de extrema importância!
Segurança da informação ou segurança na informação.

Esse tema foi abordado ontem pelo fantástico, mostrando duas pessoas que foram seqüestradas por disponibilizar informações demais em rede sociais.

Nós, que gostamos de escrever, de ficar em contato com os amigos reais e virtuais, muitas vezes esquecemos que toda informação publicada pode ser vista por qualquer pessoas e que isso pode colocar nossa segurança, e de nossa família, em grande risco.

Não esquecemos por maldade, esquecemos pelo simples fato de não ver maldade nos outros, por não pensar com a mesma cabeça de quem quer cometer algum crime.

Trabalhei muito tempo em TI(Tecnologia da Informação) e segurança da informação é umas das principais preocupações, talvez por essa experiência de 5 anos na área, eu tenha tanta preocupação com o assunto e quero compartilhar com vocês, para que nada de mal aconteça.

Se pararmos para observar o blog de todo mundo que acompanhamos, poderemos encontrar informações preciosas como por exemplo: Lugares e horários que correm, tênis que utilizam, frequencimentros, ipod....assim como também podemos saber quem é a pessoa, por fotos em participações em corridas.

Em nenhum momento fazemos isso para nos exibir e sim para compartilhar, com os amigos, fotos daquela corrida tão emocionante, falar sobre um RP, dar dicas de equipamentos(Tênis, relógios, vitrolinhas) que podem nos auxiliar em um melhor desempenho, entre outras informações.

Paremos um pouco para fazer um exercício, pensar com a cabeça de quem quer cometer algum crime, alguém que entre em nossos blog apenas para obter detalhes de nossas vidas. Em um único acesso, e algumas horas investidas em leitura(sim, o que para nós é compartilhar informações, para os bandidos é investimento para conseguir o que querem) podemos saber que uma pessoa corre em tal lugar, tantas vezes por semana, em tal horário, utilizando vitrolinhas(ipod) e medidores de freqüência cardíaca, tênis de alto desempenho...e o melhor de tudo, para facilitar a vida deles, lá está nossa foto!

Imagina o que um bandido pode fazer com toda essa informação!!

Quem me conhece, e até alguns blogueiros podem confirmar, sabe que sou preocupado com segurança na informação. Já dei dicas para alguns blogueiros, sobre ocultar endereços, detalhes da vida pessoal, exposição da família....mas mesmo assim eu cometi esse grande erro, e foi minha namorada que me chamou atenção ontem!!

Não tinha por que eu colocar uma foto do meu sobrinho em um passeio que fizemos, e antes que algo aconteça removi a imagem. É melhor prevenir do que remediar!

Começando hoje, não postarei mais tantas informações, fotos ou envolverei pessoas no meu blog, mas não deixarei de escrever e compartilhar minhas conquistas, minhas derrotas, com vocês, apenas terei mais cautela com o que escrevo.

Esse post foi escrito pensando na segurança de todos vocês, MEUS AMIGOS BLOGUEIROS DO MUNDO CORRÍSTICO.

Pensem nisso, não há necessidade de se expor tanto, ninguém vai deixar de acessar nosso blog por isso, não vamos perder amizades, pelo contrário, podemos fortalecer mais ainda essas amizades continuando as conversas por MSN, afinal, lá só estão quem autorizamos e se autorizamos é porque confiamos!

Uma pequena mudança na forma de escrever irá nos proteger e não perderemos contato por causa disso, pois todos querem a mesma coisa: Correr, escrever, compartilhar e ter a família em segurança.

Espero que todos pensem seriamente no assunto e que esse venha ajudar.

Estou a disposição para ajudar em segurança da informação e trocar idéia para melhorar cada vez mais!

Por isso, participe, comente esse post, compartilhe com seus amigos, sendo eles blogueiros ou não!

Vamos nos ajudar a ter uma vida melhor, mais saudável e segura!

Pensei em criar um selo/logo para essa campanha, para que todo mundo disponibilize em seu blog, mas sou muito ruim nisso, por isso, se você manda bem, fique a vontade!


Selo Criado por Rinaldo - do Blog Número de Peito - logo após a solicitação acima(Valeu Rinaldo!):



Seu blog também não dá bobeira? Então coloque este selo no seu blog e me avise comentando nesse post!



Abraços e vamo que vamo!!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

14 comentários:

Cátia Cristina disse... [Responder comentário]

Ok concordo plenamente, considere-se totalmente apoiado na sua postagem e até vou dar uma revisada no meu blog
boa semana

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não vi essa reportagem no Fantástico mas é a segunda menção que leio a respeito.

Concordo contigo. Acho que o legal é a comunidade de amigos é se policiar e alertar caso identifique um potencial risco no blog/twitter/facebook/orkut dos outros!

Já recebi um toque uma vez e achei legal.

Abraços,
Shigueo

Joel dos Santos Leitão disse... [Responder comentário]

Leonardo, muito legal a sua preocupação. Aliás, muito legal você compartilhar seu conhecimento em segurança da informação nesse espaço onde tantas informações são transmitidas. O caso do twitter é pior ainda, pois lá o sujeito praticamente diz onde está, para onde vai viajar... tem quem até diga em qual supermercado está e o que está comprando, enfim... um prato cheio. Também vou passar a ficar mais atento a tudo isso. Abraços, @Joelmaratonista

Jeff disse... [Responder comentário]

Esse é o nosso amigo Leo Nista!!! Parabéns e obrigado pelas informações e orientações, vou ver com um amigo para ele fazer um selo de segurança para os blogs divulgarem estas e outras práticas Leo. Realmente voltarei a postar como antes, com minhas montagens toscas e com poucas informações, mas sem deixar de contar a emoção que é correr e de orientar e aprender com nossos amigos blogueiros corredores...
abraço
Jeff

Unknown disse... [Responder comentário]

Faaala Leo! Concordo com você em todos os sentidos. Ontem, vi a chamada mas não vi a matéria. E hoje em dia está cada vez mais fácil para quem é bandido!!!!
Eu me sinto um pouco mais segura porque moro em cidade pequena mas, infelizmente, aqui também o risco já está grande. Evito postar trajetos, locais, etc. Mas acabamos colocando fotos, sem dúvida, das nossas vitórias e sempre dividimos o momento com pessoas próximas, colocando-as em risco também!
Gostei da idéia do selo! Não sou expert, mas consigo desenvolver alguma coisa! Se o Jeff não desenvolver, me dá um toque que eu faço um modelinho, ok? - Estou à disposição e já aposto nessa idéia!
Um grande abraço!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito bom o post, parabéns Léo pos nos informar, temos que tomar cuidado mesmo.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem toda razão Leo!

Pra piorar a situação é que sei disso tudo e fui me empolgando com a corrida e tudo mais... E colocando fotos... kkk

Vou rever tudo das redes!!

Abs!
@lucasandradeti
http://varapido.blogspot.com

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Grande Leonardo, muito bom o Post, muito importante o tema...eu ainda posso me considerar um privilegiado, já que onde moro não há tanta violência assim, mas sempre é bom ter atenção.
O lance de escrever sempre onde corremos é foda, erro clássico cara, que merda!!
Meu, vou ter mais atenção...obrigado pela dica!
Abraços

Felipe de Souto

Rebeca Peleteiro disse... [Responder comentário]

Muito pertinente a sua informação, sim. Assisti a reportagem do Fantástico e confesso que antes de escrever penso muito no que eu vou colocar. Valeu pela dica.
Abraços

Rinaldo disse... [Responder comentário]

Olá Leo,

Muito bom este alerta, realmente alguns passam todo tipo de informação nos blogs. Uma simples foto ao lado da sua casa ou do seu carro já dão algumas dicas para os mal intencionados.

Uma dica para você e para os demais blogueiros: selecione bem as fotos e informações. Revise antes de publicar, lendo o post como se fosse um "gatuno" procurando uma brecha. Se não está "vazando" nada, publique.

Bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

Kleber RG disse... [Responder comentário]

Perfeito, Léo!

Acompanhei esta reportagem na TV. Eu também trabalho com TI, sou analista de suporte técnico, e tomo muito cuidado com as informações que exponho em meu Blog. Nunca coloquei imagens de meu filho ou esposa, apenas as minhas. Porém, algumas destas informações são quase inevitáveis, como tipo do tênis utilizado, acessórios, locais de treino e provas, etc. Tento limitar ao máximo, mas, que existe um risco, existe!

Parabéns pela iniciativa de alertar a todos.

Abraço,
Kleber RG
"Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com

Felipe Vianna disse... [Responder comentário]

Excelente post. Meu pai também trabalha com TI e sempre se preocupa com esses detalhes que às vezes deixamos passar desapercebidos. Para mim, particularmente, foi muito proveitoso vc tocar nesse assunto, pois estou começando um blog e vou pensar duas vezes antes de postar informações mais relevantes.

Abraços!
www.corrida-etc.blogspot.com

Rinaldo disse... [Responder comentário]

Olá novamente Léo,

Gostei da sua ideia do selo, já produzi e mandei para alguns blogueiros, começando por você.

Passa lá no meu blog e divulgue, sua iniciativa sobre o assunto foi muito boa.

Bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas