Um feito histórico!!!

1 de setembro de 2010

Fala galera do mundo corrístico!!

Ontem eu saí para correr sem compromisso algum, comigo iria só a garrafa com água e a vitrolinha, com diversos tipos de músicas.

Fim um alongamento extenso e demorado para pegar todos os músculos possíveis, uma caminha de cinco minutos para aquecer as pernas e então comecei a correr as 19h30.

No começo estava um pouco difícil, pois é o horário que muita gente chega do serviço, então a quantidade de carros na rua era muito grande, incluindo aqueles que soltam mais fumaça do que andam.

Resolvi que seria um treino diferente, olhei no relógio apenas para verificar minha freqüência cardíaca, procurei trabalhar entre 85% e 95% da minha capacidade. Em alguns momentos de empolgação, a freqüência subia para 98% 99%, mas era só diminuir o ritmo por 1 minuto que a freqüência já caia para 94%.

Analisei mais a corrida do que segui um treino de planilha. Nas descidas eu soltava o corpo, mas sem acelerar, para evitar o “freio joelho”(= freio motor dos carros, rss) e antes de enfrentar as subidas em respirava bem fundo, como quem reduz marcha do carro para deixar o “motor cheio” e subir tranquilamente.

Em um determinado ponto resolvi olhar a quanto tempo eu já estava correndo, e o relógio marcava 20 minutos. Isso não é nem uma prova de 5K (pelo menos pra mim que faço em +/- 30’) e continuei correndo, mais pra frente fiquei pensando que não poderia estar correndo somente a 20 minutos e resolvi olhar no relógio novamente, para minha surpresa já era 20h00!!! Eu estava correndo há 30 minutos sem desgaste algum!!

Não acreditei, já havia passado o tempo de uma prova de 5K e eu nem tinha percebido. Eu não fazia a menor idéia da distancia que tinha percorrido nesse período.

Fiz um rápido chek-up enquanto corria: Pernas OK! Joelhos OK! Respiração OK! Umidade do ar (agora temos que nos preocupar com isso também) OK! Água na garrafa OK! Frequencia Cardíaca OK!

Lembrei de dicas de vários amigos, que dizem que correr é 90% cabeça e 10% corpo e então passei a perna no cérebro mentalizando: “Já foi uma prova de 5K, agora é lucro!”

Procurei não inventar muito e segui o mesmo percurso: reta de 1k, descida forte, reta com pequena subida, reta, descida muito forte, reta com pequena subida, descida, reta....e começava de novo.

Segui esse percurso sempre analisando as passadas, meu comportamento em subidas e descidas, minha freqüência cardíaca, mantendo sempre entre 85% e 95%, passou disso eu tirava o pé.

Após 3 voltas nesse circuito começou um desgaste apareceu. Meu ritmo caiu, meu cérebro mandava e as pernas não estavam obedientes como antes, a freqüência cardíaca não era recuperada tão rápida.....rumei para o local do inicio do treino e finalizei com 01:09:45.

Eu nunca tinha corrido mais do que 40 minutos, só nesse ponto já valeu um RP, fiquei rindo a toa, mas minha surpresa estava só começando!!

Ao desligar o GPS vi que tinha corrido INCRÍVEIS 10.06K!!!

Se antes eu já estava rindo a toa, agora quem me via na rua achava que eu tinha enlouquecido!!!! Passei a rir alto, não acreditava que tinha fechado um treino com 10K!!!

Comecei a lembrar das vezes que desisti de correr, quando o relógio marcava 30 minutos de treino. Esse paradigma que me seguia há muito tempo foi quebrado!!! Percebi que realmente a corrida é 90% cabeça e 10% corpo!!!

Fui para o alongamento final ainda rindo, sem acreditar. Em casa comentei esse feito no Twitter e aproveitei para conversar com os amigos @leobinda, @satrijoe, @vamoscorrendo e @danigraf.

Resultado do treino:

Início: 19h30
Término: 20h40
Average Pace: 06:56 min/km
Average Speed: 8.4 km/h
Clima: Bom
Piso: Asfalto
Tenis: M. Creation 10

#    Lenght    Time    Km/h

1    1.00 K    07:05    8.5
2    1.00 K    06:18    9.5
3    1.01 K    06:48    8.9
4    1.00 K    06:34    9.1
5    1.00 K    06:49    8.8
6    1.00 K    06:47    8.8
7    1.00 K    07:21    8.2
8    1.00 K    07:02    8.5
9    1.01 K    07:17    8.3
10  1.01 K    07:22    8.2
11    30 m     00:19    5.6

Total 01h09

Muito obrigado a todos que me acompanham, incentivam e dão dicas no blog ou no Twitter! Realmente basta querer para alcançar qualquer coisa, claro que tudo no seu devido tempo!!

Valeu pessoal do Twitter, #FF para todos vocês!!!! @danigraf @danykb @FabioNamiuti @jeff_kholer @leobinda @satrijoe @vamoscorrendo

Agora, segundo o @leobinda, eu faço do clube dos 10K! E estou muito orgulhoso!
Imagem retirada do site: http://www.vamoscorrendo.com.br/
#Sub60 que me aguarde e vamo que vamo!!!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

8 comentários:

Dani disse... [Responder comentário]

Parabéns Léo. Eu tb fiquei em êxtase qdo consegui completar o meu primeiro treino e depois prova de 10 km. E vamo que vamo!!!
Bjos,
Dani

Thiago Melo disse... [Responder comentário]

Parabéns cara...cada kilometro a mais é uma felicidade..agora é se inscrever em uma prova de 10K para que a motivação aumente e vc consiga fazer o almejado sub 60.
Abraços,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

Fernanda disse... [Responder comentário]

Achei seu blog meio por acaso e adorei dar de cara com esse post sobre seus primeiros 10Km. Faz três semanas que também consegui alcançar essa marca e correr por mais de 01 hora. Agora somos gente grande..rsrsrs PARABÉNS!!!!!

Kleber RG disse... [Responder comentário]

É muito boa a sensação de completar 10Km correndo, não é Léo! É demais mesmo! Quando contamos a façanha aos amigos (“sedentários”) eles nos chamam de loucos, dizem que é “muito chão”...hehe

Bacana! Continue treinando e se cuidando que daqui em diante você vai ver que seu tempo irá diminuir naturalmente e logo será um Sub-60, como você disse.

Abraço,
Kleber RG
www.maratonacorreria.com

Avicor disse... [Responder comentário]

É isso ai camarada força nos trenos!!
Com dedicação e força de vontade vc consegue !!

um abração !!

Romildo freitas

Joel dos Santos Leitão disse... [Responder comentário]

Cara, eu adoro fazer treinos desse que você fez, assim, saíndo para correr sem compromisso, driblando os pedestres pelas ruas no horário de pico, enfim, acho isso bem legal (e na rua, corro no contra-fluxo dos carros, para não correr o risco de ser pego de surpresa, ainda mais com a 'vitrolinha' ligada... rssss).
Agora, o mais legal é fazer isso e ainda por cima superar-se de forma descontraída e sem qualquer pretensão. Você soube ouvir o seu corpo, se sentiu bem e seguiu adiante.
Pra mim esse é o grande segredo, muito mais que mil tecnologias de última geração.
Parabéns!
Continue ouvindo seu corpo e se ele pedir para diminuir, ouça-o, afinal, você praticamente dobrou o percurso, ou ao menos fez uns 35% mais do que está acostumado, e se não ouvi-lo, ele pode cobrar um preço alto.
Abraços,
@JoelMaratonista
http://corredordisciplinado.blogspot.com/

E disse... [Responder comentário]

parabéns, leo!!!

os primeiros 10km a gente nunca esquece;)
agora tá pronto pra estrear nos 10km das corridas de rua!!!
é bom demais!!!

o interessante é que esse treino que você fez pode seu usado pra superar qualquer distância, desde os 10km aos 42km;)

parabéns!
elis
http://elismc.blogspot.com

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Perdeu a virgindade!!!! Cara, não sei se serve de conselho, mas para você lidar melhor com esse lance de cérebro e tal, não fique tão ligado no relógio e demais tecnologias, corra...no final você confere! Logo você conseguirá sair de casa programado "vou correr 15 km" sem ter o medo de quebrar antes do previsto, é uma barreira mental...São Silvestre....pertinho, pertinho...

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas