Novos Treinos para melhorar a performance - Ritmo

10 de maio de 2011

Domingo passado, depois de ter conversado com o Felipe Arakawa, eu iniciei um novo treinamento para melhorar minha performance.

Para quem não conhece, o Felipe é um atleta amador do Clube da Corrida e já contribuiu com o blog escrevendo o post "Volta a Ilha 2011 - por Felipe Arakawa". Ele vem apresentando um resultado muito bom nas suas participações em corridas, além dos treinos fortes que faz durante a semana. Ano passado foi eleito o "Atleta do Ano" do Clube da Corrida!

Resolvi mudar um pouco meus treinos, pois parece que minha evolução deu uma estacionada nesses últimos meses. Não sabia mais o que fazer. Eu corria, corria, corria, treinava, treinava, treinava e nada de ter evolução, nada de baixar meu tempo nas corridas. Depois de correr minha primeira Meia Maratona, percebi que meu problema não é distância. Devagar e sempre eu consigo correr boas distâncias, mas e a velocidade? Não quero ficar correndo para sempre com um pace de 5'30" em distancias curtas (10k) ou um pace de 6'00" em distancias mais longas (21k).

Eu gosto de treinar para superar minhas marcas! Para ver que sou capaz de ir mais longe e mais rápido! Eu gosto de desafios! Esse negócio da Zona de Conforto não é para mim. Nem na vida profissional e muito menos na vida corrística. Então depois dessa conversa com o Felipe, cheguei a uma conclusão: "Preciso urgente colocar treinos de tiro e ritmo."

Passamos por isso na escola, duarante nosso aprendizado. O professor ensina como fazer, agora, o pulo do gato...esse é por sua conta!

Quero chegar no fim do treino e ter aquela sensação de dever cumprido! Sentindo dores musculares, cansaço, sede e até câimbras se preciso for, mas desde que eu tenha realizado um treino forte que vai ajudar a aumentar minha performance, que me tire da Zona de Conforto.

Para isso programei dois treinos no Garmin, um de ritmo e outro de tiro.

Treino de ritmo, programado no Garmin - Correr 6k dividido da seguinte maneira:

Primeiro Km com um pace de 5'50";
Segundo Km com um pace de 5'40";
Terceiro Km com um pace de 5'30";
Quarto Km com um pace de 5'20";
Quinto Km com um pace de 5'10";
Sexto Km com um pace de 5'00".

Esse treino é difícil do começo ao fim! No começo é muito difícil conseguir correr a 5'50"(um ritmo mais lento), pois estamos com bastante energia acumulada, mas é preciso respeitar! Já no final do treino, é muito difícil correr com um pace de 5'00", pois já estamos quase sem energia, mas devemos nos esforçar!

Caso queira utilizar esse treino, lembre-se: "Calculei esses paces de acordo com meu desempenho atual". Se você é mais rápido ou mais lento, apenas altere os valores para outros que você vai conseguir cumprir.

Treino de Ritmo















Eu já fiz esse treino no domingo passado e posso garantir que é muito bom!

Amanhã vou postar o treino de tiro que fiz na segunda-feira!



Abraços, bons treinos e vamo que vamo!


Ajude a divulgar esse treino!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

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9 comentários:

Dani disse... [Responder comentário]

É isso aí, Léo.

Desafios sempre são ótimos e muito motivadores. Vai com tudo que se vc tiver disciplina, com certeza, vc conseguirá seu objetivo.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Fábio Namiuti disse... [Responder comentário]

Objetivos nos movem. Boa sorte nos seus! Gosto muito desses treinos progressivos. São pauleira, mas terminam sempre com sensação de missão cumprida, retorno à base. Siga firme aí!

Felipe de Souto disse... [Responder comentário]

Grande Léo! Os 'Felipes' são mesmo muito foda! Só poderia vim de um Felipe né, diz, diz!!! Irmão, força na peruca nessa empreitada, 'ouva' a voz da experiência e esteja em dia com a musculação...do contrário, seu destino será parecido com o meu: 'encostado'! Mantenha-nos informado! Forte abraço!
Felipe

Alessandro S Silva disse... [Responder comentário]

Não tem jeito, para evitar o platô, a estagnação de desempenho, é importante novos estímulos. Isso vale para qualquer esporte.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Dani

Fala Dani sumida!!! Tudo bom aí!?

Imagino que sumiu por causa de tanto treino para os 25k, acertei!?

Valeu pela força!!

Testa essa série de treinos que vou falar aqui para você ver a diferença!

bjos

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Fábio Namiuti

É essa sensação que estava me faltando no final dos treinos. Isso me deixava meio frustrado.

Mas como eu disse, o professor ensina o exercício, o pulo do gato é com voce!

Valeu Fabião!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Felipe de Souto

Pelo jeito os Felipes são bons e modestos, né Felipão!? kkkkk

Estou pensando no fortalecimento para não ficar afastado. Temos um compromisso no final do ano, a #SS11!!

Nem que você vá de cadeira de rodas, mas tem que ir!!

Força aí e melhoras rápidas!!!

abraços

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Resposta para @Alessandro S Silva

Exatamente!!!

Que graça tem em comprar uma ferrari e ter que andar só a 160km/h...queremos mais!(não que eu seja uma ferrari, rss

abraços

Amaral disse... [Responder comentário]

Grande Leo.

Legal você ter procurado outros tipos de treinos.

São nestas mudanças que o corpo responde melhor.

Um forte abraço

Amaral
www.pacerun.blogspot.com

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