Eficiência e Eficácia na Corrida - II

13 de outubro de 2010


Hoje vou falar de dois conceitos antigos, mas implacavelmente atuais: Eficiência e Eficácia.

Na Teoria: (fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficacia/361/ - Bernardo Leite Moreira)

1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!

Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca, sem dúvida, grandes danos à performance e aos resultados.

As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, que dispensa apresentações, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.

Na Prática: (fonte: Eu mesmo – Leonardo Nista ou @leonista)

Toda essa teoria não se aplica apenas em escritórios ou na administração. Podemos aplicar também no mundo corrístico ou até mesmo em nossa casa!!!

Como aqui é um blog de corrida, então vou utilizar planilhas de treinos como exemplo, e o que esperamos delas quando montamos ou adquirimos uma.

Com uma planilha em mãos podemos executar dois treinos:

- Cumprir todos os dias de treinos exatamente como manda a planilha, sem faltar nenhum dia(faça chuva ou faça Sol).

- Cumprir todos os dias de treinos exatamente como manda a planilha, sem faltar nenhum dia(faça chuva ou faça Sol) e aliar musculação, uma boa alimentação e respeitar day off.

O primeiro exemplo é um treino eficiente, faremos apenas o que foi solicitado. Seguindo à risca, cumprindo os treinos de tiros, rodagem, ... e respeitando as faixas de FC. Esse treino vai nos proporcionar apenas a evolução esperada, nada mais nem a menos, ou seja, ela vai cumprir o seu papel. Ao término da planilha, ficamos com a sensação de ter concluído nossa meta. Por exemplo, conseguir correr 10K.

Já o segundo exemplo, é um treino eficiente e eficaz. Estaremos fazendo o mesmo treino acima, respeitando tudo que é pedido, mas dessa vez fazendo algo a mais! Vamos combinar corrida, musculação e alimentação, que nos dará a energia necessária para correr mais, além de descansar o corpo. Com a musculação, nossos músculos ficam mais fortes, suportamos mais o impacto com o asfalto, teremos mais equilíbrio nas passadas(menos dores no quadril e coluna) e mais resistência para ir mais longe. Adicionando uma alimentação controlada, evitaremos alimentos que não nos agregam nada por alimentos saudáveis. Evitando aumentando de peso, o que nos deixaria mais lento. Já o descanso é primordial em qualquer atividade física, somente após 8 horas bem dormidas é que os resultados se “fixaram” em nosso corpo. Ao término dessa planilha, ficamos com a sensação de ter concluído nossa meta e ter alcançado muito mais do que esperávamos!!! Por exemplo conseguir correr 10K abaixo de 50’, 45’, 35’...!!!

Conclusão: “Não basta ser apenas eficiente, também é preciso ser eficaz!!! Seja na vida particular, profissional ou na vida de atleta!” – Leonardo Nista

As duas maneiras de treinar são boas, mas a segunda é ótima!!!

Eu te pergunto: Você quer ser bom ou ser ótimo no que faz!?

Abraços e vamo que vamo!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

7 comentários:

Marcos Curvelo disse... [Responder comentário]

Leonardo, blz?
Cara, como um estudante de administração achei muito legal esse seu post. Na verdade, curti o exemplo que você deu sobre eficiência x eficácia, aplicado às planilhas de corrida. Conceito este que, assumo, no primeiro contato tinha dificuldade em diferenciar.
Parabéns pelo texto. Grande abraço

Marcio Cabral disse... [Responder comentário]

Parabéns Léo!!!

Ótimo texto, direto e preciso, bastante EFICAZ!!! hehehe

Ótimos treinos pra vc!!!

Abraço!

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Fala Marcos! blz?

Na minha época de facul tambem ficava perdido com esse tema, então, sempre tentei trazer para algo que realmente fizesse sentido para mim, e uma delas era o esporte. E assim deu certo!!

Obrigado por visitar o blog e volte sempre!!!

abraço

Leonardo Nista

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Grande Marcio!!
Muito obrigado!!

Li no Twitter que voce está para correr em Campinas, espero que de certo!!! Assim combinamos de nos encontrar na prova!

Abraço e bons treinos!

Leonardo Nista

E disse... [Responder comentário]

nossa, adorei!!!

faz a gente refletir, pensar bem nos treinos e no que tem feito!!!

e, respondendo a sua pergunta, eu quero ser ótima, mas às vezes é difícil ser ao menos eficiente;)

mas vamos buscar a eficácia!!!

valeu pelo texto, inclusive o seu texto;)
boa sacada!!!

abraços!

http://elismc.blogspot.com

Leonardo Nista disse... [Responder comentário]

Oi Elis!!

Voce tem razao, as vezes é dificil ser ao menos eficiente, mas é assim mesmo, para conseguir algo, temos que mirar em algo mais longe...o que a gente acertar depois do esperado é lucro, ou melhor, é eficácia!!

Eu vi o post do Jorge, da ultima corrida que ele te conheceu e comentei no blog dele sobre sua caixa de correio com suas "traias" de corrida, rsss

Leonardo Nista

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas