Dica MP3: Escutar som alto no fone de ouvido pode causar acidentes e surdez

1 de abril de 2011

Fala corredoras e corredores!

Hoje venho falar um pouco sobre cuidado e preservação de um dos nossos sentidos: A audição!

Meu local de treino é em um parque onde várias pessoas caminham, correm, transitam no sentido contrário, no mesmo sentido...enfim, é gente pra todo lado!

Muitas vezes acabo encontrando alguem com a mesma velocidade e assim corremos juntos por vários metros, chegando até a alguns Kms.

Uma boa parte dessas pessoas gostam de praticar seu esporte favorito curtindo uma música para relaxar, mas não percebem o risco que estão correndo quando obstruem completamente seus ouvidos, passando a ouvir apenas as músicas escolhidas para o treino.

.
Abaixo vou listar apenas 5 exemplos de perigo, dos centenas possíveis, só por escutar música tão alta!!

1 - Não escuta um carro, moto ou bicicleta se aproximando;
2 - Não escuta sua respiração e isso prejudica seu desempenho;
3 - Quando tenta conversar, fala MUITO ALTO!
4 - Esquece que tem outras pessoas no mesmo local e muda de direção sem olhar antes.
5 - Ao longo do tempo você começa a perder sua audição!

Campanha publicitária alertando sobre o uso de fones de ouvido perto de carros

Particularmente, não gosto de correr ouvindo música. Já tentei por várias vezes, até mesmo em treinos longos de 18k, mas não deu certo. Prefiro correr e escutar minha passada, minha respiração e o mundo ao redor.

Muitas vezes, essas pessoas, nem percebem a que altura está sua música, e já vi gente reclamando que o MP3 não tem mais o mesmo volume como era antes! Será mesmo que o MP3 não consegue mas manter um volume alto na música como era antes, ou seu ouvido já está prejudicado?


A matéira abaixo saiu no jornal de uma empresa conceituada do setor da saúde, por isso compartilho com vocês.

Ouvir música alta em fones de ouvido tem causado cada vez mais problemas auditivos em jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, 5% são causados pelo mau uso de aparelhos MP3.

A música alta pode causar tontura, zumbido e sensação de ouvido tapado. Dependendo do volume e do tempo em que o aparelho é utilizado, pode ocasionar até lesões irreversíveis, como a perda de audição. Para evitar problemas, o MP3 deve ser usado somente uma hora por dia e o volume não pode ultrapassar 60 decibéis, metade da capacidade total dos aparelhos atuais.

É importante ter cuidaddo com a progressão da surdez em jovens, já que normalmente eles não percebem as alterações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 35% das perdas de audiçaõ são creditadas à exposição a sons intensos, em ambientes profissional ou lazer. A organização recomenda que um especialista seja procurado ao menor sinal de alteração na audição, como zumbido, dor de cabeça, coceira e irritabilidade.

Você usa seu MP3 com o volume na metade, conforme orientação da matéria?

Lembre-se: Ao menor sinal dos sintomas acima, procure um médico!

Bom final de semana e vamo que vamo!




Ajude a divulgar esse post!


Sobre o Autor:
Leonardo Nista Leonardo Nista é editor do ► Corro por Correr ◄ . Formado em Processamento de Dados e Administração de Empresas. Blogueiro nas horas vagas, gosta muito de esportes, e é louco por corridas de rua, desde que largou o cigarro. Seu interesse é trazer informações sobre corridas de rua e manter um blog com qualidade. Leia mais...

RSS/Feed: Receba automaticamente todas as novidades deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito!!!

6 comentários:

Jorge Cerqueira disse... [Responder comentário]

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Léo bom dia eu sou uns adeptos a usar MP3 correndo, adoro, parabéns pelo alerta aqui, confidencio a vc que as vezes tem abusado de ouvir som alto correndo preciso mudar essa mania, mas uma coisa que não dou mole é que quando eu corro ouvindo músicas a minha atenção redobra e muito para não causar acidentes...Quanto ao que vc disse acima que as empresas tem feito o sol em uma determinada altura acredito que deve ser ao fato para as pessoas não abusarem tanto os mp3 tem vindo todos com o volume no máximo até 31.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Rodrigo Xavier disse... [Responder comentário]

Belo Post Léo!! Conteúdo de primeira, o blog está cada vez melhor!

Com certeza dicas valiosas como estas ajudam muito a manter a integridade do corredor.

Abraço.

Rodrigo Xavier

Alessandro S Silva disse... [Responder comentário]

Eu gosto de ouvir música enquanto corro, mas sempre detestei som alto. Deixo num dado volume que escuto também o que está em volta. O som é algo mais discreto.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

Dani disse... [Responder comentário]

Oi Léo,

Tb sou adepta do MP3 e confesso que já viciei, mas claro que num volume que eu consiga saber o que está acontecendo a minha volta.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Amaral disse... [Responder comentário]

Grande Leo.

Eu também sou daqueles que curtem um MP3 como parceiro nos longões.

Agora...nos treinos mais curtos como os do meio da semana, eu nem levo o meu aparelho.

Concordo com os problemas citados em seu post e gostaria de parabenizá-lo pelo alerta, pois tem muita gente que exagera no volum. Mas um longãozinho curtindo uma musiquinha também acho muito bom.

Abração
Amaral

Anônimo disse... [Responder comentário]

bom eu pelo contrário já estou sentindo alguns sintomas o tampão

mas, agora vou parar

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

Use e abuse dos comentários é por aqui que vamos nos comunicar!! Responderei todos comentários aqui mesmo, por isso, retorne aqui mais tarde para ler a resposta!!

2º Não faça propaganda de produtos que não tem relação com o blog, esses comentários serão deletados.

Comentários com assinaturas com endereço de blog estão liberados!! Divulgue seu blog, vamos aumentar nossa rede de amizades!

4º - Duvidas: Qualquer que seja, escreva ela nos comentários, pois sua dúvida também pode ser a de outra pessoa! Duvidas por e-mail não serão respondidas, pois o intuito da categoria Tutoriais e Dicas é ajudar o maior número de pessoas possível.

5º - Utilize o Formulário de Contato para: Parcerias, Teste de produtos, Convites ou Sugestão/Crítica.

6º É proibido comentários de qualquer tipo de ofensa, seja contra outros usuários ou contra o Blog. Não é permitido também, qualquer tipo de preconceito de religião, política, opção sexual, classe social, raça... O autor tem o direito, e irá exercer, de remover o comentário. Para críticas, favor utilizar o formulário do item 5º.

Muito obrigado por comentar e volte sempre!!!

Amigos e Amigas